As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira (26) após o banco central da Coreia do Sul (Bok) elevar juros básicos da economia, a taxa foi de 0,50% – mantidos por 15 meses – para 0,75% ao ano. Com isso o país se torna o primeiro grande a começar a retirar os estímulos de combate à pandemia de covid-19.
A decisão do banco central asiático tem como objetivo conter as dívidas das famílias e enfraquecer os valores dos imóveis, mesmo diante de novos surtos de covid-19 ameaçar a recuperação econômica da Coreia do Sul.
O país asiático foi apontado como exemplo por sua resposta à pandemia de covid-19, no total, 309 pessoas morreram por causa da pandemia, sendo assim, uma das taxas mais baixas do mundo.
Mas há duas semanas, a Coreia do Sul está ameaçada de sofrer um surto em nível nacional, elevando uma preocupação na área da saúde e da economia, diante o retiro de estímulos de combate à pandemia.
Investidores asiáticos estão cautelosos antes do pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, fará nessa sexta-feira (27), durante o Simpósio Anual de Jackson Hole. Com a baixa na bolsa de valor, a Coreia do Sul pode estar perto de enfrentar um dos momentos mais difíceis durante a pandemia.
Imagem: Piqsels.com









