Fundos Imobiliários, por Rodrigo Colombo

Tudo o que acontece no mundo dos FIIs, por Rodrigo Colombo. Investidor profissional da Bolsa de Valores, Colombo começou a investir em 2009 e desde então vem se especializando no mercado. Formado em economia investe o próprio dinheiro em Fundos Imobiliários, Ações e no mercado internacional.

Fundos Imobiliário da gestão HECTARE sangram no pregão (HCTR11, TORD11, VSLH11)

O mercado não aceitou muito bem o movimento do HCTR11 e os fundos já vinham sofrendo bastante, hoje foi o dia D para todos os fundos da casa.

icone de relogio 18/04/2022 13:08

Após anunciar mais uma emissão, o HCTR11 começou a sofrer com comentários do mercado devido ao possível aumento de risco do fundo, que continua posicionado em ativos de maior risco.

Eu já tinha explicado o caso sobre o HCTR11 dias atrás, no meu canal do Youtube. Para quem não viu, o vídeo é esse:

As emissões do HCTR11

O HCTR11 tem aproximadamente 4 anos de existência e está indo para a 14ª emissão de cotas, o que, para a grande maioria do mercado, pode ser um problema, isso é o equivalente a uma emissão a cada 3 meses.

Até quando essas emissões são boas e objetivos, claros?

O mercado basicamente não sabe e por isso os fundos têm sofrido bastante.

Nas últimas duas semanas, a coisa se intensificou, com o uso de caixa excedente pelo fundo para o pagamento de dividendos. O fundo tem a liberdade de fazer isso e deve fazer, mas o mercado começa a se perguntar se a renda cairá após o fim da reserva de lucro.

O caixa de R$ 106 milhões pode ser distribuído?

O HCTR11 tem um caixa robusto informado no informe mensal, mas nem todo esse caixa é reserva de lucro e por isso não pode ser distribuído como renda.

Ele até poderia amortizar, mas ai não é renda.

Alguns investidores mais novos estão se apoiando nesse caixa como uma saída para a renda, mas é preciso ficar atento, porque os gestores não deixaram claro o que é reserva de lucro e o que não é.

Além do HCTR11, outros fundos da mesma gestora sofrem com a desconfiança do mercado.

Fundos como VSLH11 e TORD11 são da mesma gestora.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.