Fundos Imobiliários, por Rodrigo Colombo

Tudo o que acontece no mundo dos FIIs, por Rodrigo Colombo. Investidor profissional da Bolsa de Valores, Colombo começou a investir em 2009 e desde então vem se especializando no mercado. Formado em economia investe o próprio dinheiro em Fundos Imobiliários, Ações e no mercado internacional.

Fundos Imobiliários não valem mais; agora é Renda Fixa?

Quando o mercado começa a sofrer as suas quedas, muitos investidores começam a correr.

icone de relogio 19/04/2022 15:10

O ser humano não aguenta perder! Mesmo que consiga superar aquilo ou segurar as pontas por um tempo, não consegue conviver com fantasma de perder quando pode tentar salvar.

É nosso instinto, procuramos sempre salvar o que podemos.

Para os investimentos funciona exatamente da mesma forma. Os investidores estão sempre procurando opções para colocar o dinheiro que rendam mais que o atual posicionamento, e é aqui que a coisa começa a perder sentido.

Mesmo que você não acredite, investir em fundos imobiliários é investir em imóveis.

A forma mais inteligente de se fazer isso, aliás.

Fundo imobiliário não é mais um bom investimento?

Claro que é, imóvel é sempre um bom investimento em um país como o nosso. O problema está mais no preço que se paga e no que se compra do que em toda a indústria ou em todos os imóveis.

Existem bons imóveis e imóveis ruins também, você comprar o imóvel ruim não te faz um ótimo comprar de imóveis ou um magnata imobiliário.

Você conhecer sobre o mercado te deixa à frente de pessoas que conhecem menos que você. Com fundos imobiliários funciona da mesma forma.

Existem bons fundos e fundos de qualidade no mínimo duvidosa, alguns que são umas tranqueiras bem complexas.

Mas eles continuam sendo bons instrumentos de investimentos, a SELIC subir não faz deles ruins.

A SELIC e os Fundos Imobiliários

Quando a SELIC começa a subir, começa a pagar mais na renda fixa para os que preferem a segurança e estabilidade desse método de investimento.

Quando isso acontece, os investidores deixam de comprar fundos e começam a aportar mais em renda fixa, fazendo com que o mercado esfria e em alguns casos até caia.

O que é natural, afinal o mercado todo é cíclico.

Empresas que ganham dinheiro em dólar ganham mais quando o dólar está alto e menos quando está baixo, faz parte do jogo.

A renda fixa também é um bom investimento, claro que nem todo investimento de renda fixa, mas existem boas opções nesse formato.

Se precisar de ajuda com boas opções, chama a minha equipe no WhatsApp clicando aqui.

Nos últimos 11 anos, o CDI rendeu algo em torno de 150%, o que é muito bom e daria um bom retorno aos investidores posicionados no período.

O HGLG11 que é um dos fundos mais antigos que temos rendeu algo em torno de 185%, um pouco acima do CDI.

O grande ponto do investimento em fundo imobiliário é o aluguel recebido mensalmente, coisa que nenhum outro investimento consegue realizar.

A cereja do bolo nos fundos imobiliários é a renda paga mensalmente aos seus cotistas, isso porque ao final do período de acumulação o investidor não precisaria vender o ativo principal para conseguir viver com o seu dinheiro.

A renda paga por eles consegua manter a vida do investidor de forma tranquila, claro que é importante entender os fundos para investir e também como fazer isso, mas os fundos imobiliários são ainda ótimas opções de investimento.

Uma forma de você visualizar como um fundo imobiliário pode te render ou quanto render é calculando, utilizando planilhas e calculadoras sobre o tema. Eu tenho uma planilha de simulação de dividendos de fundos imobiliários que você pode baixar de graça clicando aqui.

O atual momento dos fundos imobiliários

É natural que em alguns ciclos os fundos sofram e tenham desvalorizações no preço de mercado, o investidor deveria visualizar esse momento, como a oportunidade de receber a mesma renda paga anteriormente, porém pagando menos por cada cota.

Os ciclos de baixa de preço acabam sendo as melhores oportunidades aos investidores de renda variável, mesmo que os investidores de renda fixa acabam saindo para comprar CDBs, Debêntures ou outras ferramentas, comprar nos momentos mais inesperados é o indicado a se fazer no caso de um investimento de longo prazo.

Os fundos imobiliários continuam sendo ótimas ferramentas, assim como os imóveis continuam sendo necessários e úteis em qualquer local do mundo.

Shoppings, lajes, escritórios, galpões... Todo tipo de imóvel é útil para alguém. Quem aluga recebe a renda desse imóvel.

É um jogo simples de se jogar, basta tempo e pelo menos R$ 100 para começar.

Se você ainda não começou, chama alguém da minha equipe clicando aqui e tire as suas dúvidas. Comece agora e aproveite o momento.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.