Fundos Imobiliários, por Rodrigo Colombo

Tudo o que acontece no mundo dos FIIs, por Rodrigo Colombo. Investidor profissional da Bolsa de Valores, Colombo começou a investir em 2009 e desde então vem se especializando no mercado. Formado em economia investe o próprio dinheiro em Fundos Imobiliários, Ações e no mercado internacional.

O HCTR11 pode distribuir os R$ 106 milhões de caixa?

A resposta é não, mas vamos mais fundo nisso!

icone de relogio 18/04/2022 16:10

Alguns investidores do HCTR11 estão se assegurando no caixa do fundo para garantirem o recebimento da renda no mesmo valor para um longo período de tempo, o que não é uma verdade.

Quando as notícias começaram a aparecer e o HCTR11 começou a ser bombardeado por ordens de venda e vários investidores começaram a correr para vender as suas cotas, alguns investidores começaram a repetir que o fundo tem mais de R$ 100 milhões em caixa e então estaria tranquilo quanto ao ocorrido atual.

Porque ele não pode distribuir?

A lei garante que os fundos imobiliários entreguem pelo menos 95% do seu lucro por semestre, isso garante que todo dinheiro que entra o lucro precisa ser distribuido, mas não é o caixa.

O caixa engloba tudo, tanto reserva de lucro quanto dinheiro de emissão ou pré-pagamento de CRI por exemplo.

Vamos pensar assim, o HCTR11 tem um CRI que o devedor pagou e o caixa entrou para o fundo, ele vai distribuir o lucro dessa operação e o valor do principal será colocado novamente no mercado na compra de um novo CRI.

Quando um fundo emite novas cotas, esse dinheiro cai no caixa e até que seja alocado é ali que fica, não faria sentido distribuir isso como renda.

O que o fundo pode e deve distribuir é o que chamamos de reserva de lucro, que é o que ele está realmente fazendo hoje em dia.

Reserva de lucro nada mais é do que você pagar aos cotistas 95% e guardar essa sobra para pagar depois, em outro momento.

O gestor tem total direito e deve fazer isso. Geralmente, a operação é feita para lateralizar o rendimento pago e não haver oscilações nos pagamentos.

Por esse motivo, o fundo não pode sair pagando qualquer valor de caixa ou muito menos o valor patrimonial. Para realizar essa operação ele deveria amortizar, é um processo diferente de pagamento e para isso é preciso que ele venda alguns dos seus investimentos antes do prazo de vencimento.

 

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.