Marcos de Vasconcellos blog

Ligando os pontos

Textos de Marcos de Vasconcellos, jornalista, CEO do Monitor do Mercado, colunista da Folha de S.Paulo e assessor de investimentos.

Alta de 10% da Bolsa em um mês gera o "efeito torcida de futebol"

Tenho a impressão que a boa fase dos times costuma mesmo fazer fornadas de novos torcedores. E sinto que caminhamos nesse sentido, em relação à nossa Bolsa de Valores

torcida de futebol

icone de relogio 19/06/2023 12:08

Não acompanho futebol, mas meus filhos (de 6 e 3 anos) têm certeza que são palmeirenses. Suas paixões desportivas possuem algumas explicações, mas quando contam para alguém, a resposta costuma ser: “Ah, agora é fácil torcer para o Palmeiras, né?!”

Tenho a impressão que a boa fase dos times costuma mesmo fazer fornadas de novos torcedores. E sinto que caminhamos nesse sentido, em relação à nossa Bolsa de Valores.

Desde o dia 23 de março, o nosso principal índice do mercado, o Ibovespa, subiu mais de 20%. Só neste mês, foram quase 10%. Agora, minha caixa de e-mail e minhas redes sociais foram inundadas por pessoas que “já sabiam” dessa alta.

São analistas, influenciadores e investidores contando que “avisaram” e alertando que quem não seguir suas orientações a partir de agora vai perder a próxima onda de grandes altas dos ativos que só eles estão vendo.

Isso gera o famoso FOMO, sigla para o Fear Of Missing Out (o medo de ficar de fora, em tradução livre). Quando você ouve (ou lê) que a Bolsa subiu 10% e sua carteira de investimento, não, inconscientemente começa a sentir-se deixado de lado, temendo perder o próximo grande lance.

Essa insatisfação tende a levar você a comprar um curso, abrir uma conta, assinar um novo conteúdo. E isso não é ruim por si só. Consumir novos conteúdos, fazer cursos e consultar novos especialistas pode te ajudar a melhorar. O ruim é fazer isso sem entender o motivo.

Se você quer seguir o Ibovespa, basta comprar fundos que repliquem o índice (chamados ETFs), como o BOVA11. Mas é importante lembrar que eles também caem, como em fevereiro e março.

Assim como no futebol, otimismo é bom, mas é sempre melhor evitar o clima de "já ganhou", para não levar gol num contra-ataque. Há muitos anos não se falava tanto na proximidade de uma recessão nos Estados Unidos, o verdadeiro dono da bola na economia.

O melhor, agora, é deixar de lado a inveja do Ibovespa em alta e checar o quanto as travas das suas chuteiras aguentam mais jogo. Vai pintar bola boa para quem estiver bem posicionado.

Este é o tema da coluna de Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, na Folha de S.Paulo, nesta semana.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

*Imagem: Canva

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.