grafico analise icone

Mercado em Números

Os mais variados setores da economia sob a lupa da análise quantitativa.

EWZ: Vale a pena investir no “Ibovespa dolarizado”?

Investir em mercados emergentes pode adicionar uma “pimenta” a uma carteira, bem como a possibilidade de retornos mais elevados. No entanto, a escolha de ações nesses países não é uma estratégia adequada para a maioria. O mercado de ações brasileiro pode ser volátil e empresas individuais difíceis de avaliar.

dolar destaque blog piqsels

icone de relogio 16/04/2021 12:51

*Por Nilson Marcelo

Investidores estrangeiros interessados ​​no Brasil têm duas opções. Uma é investir diretamente em empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. A outra é fazer a rota offshore, seja por meio de American Depository Receipts (ADRs), Global Depository Receipts (GDRs), fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa (ETFs).

dolar destaque blog piqsels
Piqsels.com

Investir em mercados emergentes pode adicionar uma “pimenta” a uma carteira, bem como a possibilidade de retornos mais elevados. No entanto, a escolha de ações nesses países não é uma estratégia adequada para a maioria. O mercado de ações brasileiro pode ser volátil, com empresas individuais difíceis de avaliar.

Os ETFs se encaixam muito bem nesse projeto, uma vez que são listados em bolsa e negociados ao longo do dia como ações normais. Eles visam replicar o desempenho de um índice de referência que rastreia um mercado de ações mais amplo, setor ou tendência específica, refletindo as participações de seu índice designado.

Um dos maiores neste segmento é o iShares MSCI Brazil ETF (EWZ -  BDR: BEWZ39), que tem quase US$ 6 bilhões em ativos. Ele está listado na NYSE Arca e acompanha o índice MSCI Brazil 25/50, abrangendo os segmentos de grande e média capitalização do mercado brasileiro.

A inclusão de 25/50 em seu nome refere-se à metodologia de limite que o índice aplica. Nenhuma ação individual pode representar mais de 25% do índice, e as empresas que individualmente constituem mais de 5% não podem somar mais de 50% de seu peso total. O principal constituinte do índice, responsável por cerca de 13 por cento do peso, é a empresa de metais e mineração Vale (B3: VALE3).

Outro fator importante a considerar é o risco cambial. Muitos investidores subestimam o impacto que as flutuações da moeda podem ter sobre os retornos totais ao investir internacionalmente. Se o dólar sobe em relação ao Real, o EWZ sofrerá perdas cambiais que podem compensar quaisquer ganhos nas ações brasileiras.

exz vs ibovespa 2021

*Nilson Marcelo é analista CNPI-T credenciado pela APIMEC, administrador e possui mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais com foco na análise quantitativa. É também o fundador da Top Grafx, empresa voltada à análise de ações e derivativos.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.