beforeContent_c1:

Mercado em Números

Os mais variados setores da economia sob a lupa da análise quantitativa.

Investidor estrangeiro vê Petrobras longe de recuperar preço

*Por Nilson Marcelo

petroleo destaque blog piqsels
Piqsels.com

A participação dos investidores estrangeiros representa cerca de 50% dos negócios na B3 e 40% na BM&F e tende a ditar uma boa fatia do movimento do mercado entre os investidores.

Quando há um aumento no preço do dólar, um papel que custava R$10 continuará custando R$10 para os brasileiros, porém, o investidor estrangeiro terá um aumento em seu poder de compra.

Veja os gráficos abaixo, comparando o preço das ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3) em real e em dólar.

Os gráficos indicam que a desvalorização da moeda brasileira nos primeiros anos da década passada causou uma queda nos preços em dólar das duas empresas, atingindo o ponto mais baixo em 2016.

A partir desta data, até 2020, a estabilização do real fez com que os preços permanecessem em um mesmo patamar, porém a pandemia e, consequentemente, uma nova valorização da moeda americana gerou uma queda acentuada nas cotações em dólar.

vale e petr em USD

Com o aumento no preço do minério de ferro e a queda no preço do petróleo, a Vale e a Petrobras seguiram caminhos distintos, fazendo com que a mineradora consiga chegar próxima dos preços de 2010.

A petroleira, entretanto, ainda tem sofrido, mesmo com uma recuperação parcial dos preços do petróleo.

*Nilson Marcelo é analista CNPI-T credenciado pela APIMEC, administrador e possui mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais com foco na análise quantitativa. É também o fundador da Top Grafx, empresa voltada à análise de ações e derivativos.

afterContent:
comments:
Widget: 62: