grafico analise icone

Mercado em Números

Os mais variados setores da economia sob a lupa da análise quantitativa.

Pensando nos próximos investimentos? Conheça a tabela periódica

O esquema mostra o desempenho anual (retorno nominal, sem descontar a inflação) de diferentes classes de ativos ao longo do tempo.

carteira piqsels destaque blog

icone de relogio 28/03/2021 15:23

*Por Nilson Marcelo

carteira piqsels destaque blog
Piqsels.com

A necessidade de diversificar os investimentos fica clara quando olhamos a tabela periódica de retornos. Ela é assim é chamada porque se assemelha à tabela periódica que você deve lembrar das aulas de química.

O esquema mostra o desempenho anual (retorno nominal, sem descontar a inflação) de diferentes classes de ativos ao longo do tempo.

Observando a tabela atualizada, é possível verificar que, se a mesma classe de ativos tivesse um desempenho superior a cada ano, as cores no topo seriam todas iguais, mas não são. Fica cristalino que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

E que os tipos de investimento tendem a se alternar no topo, acompanhando os diferentes ciclos da economia.

Assim, fica ilustrada a importância de garantir que você tenha vários ativos diferentes em seu portfólio.

A tabela também mostra a importância de ter uma parte do patrimônio em ativos do exterior, vide o desempenho do IVVB11 e do dólar no período.

Veja a tabela atualizada, montada especialmente para o Monitor do Mercado:

tabela periódica investimentos

*Nilson Marcelo é analista CNPI-T credenciado pela APIMEC, administrador e possui mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais com foco na análise quantitativa. É também o fundador da Top Grafx, empresa voltada à análise de ações e derivativos.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.