Pergunte ao especialista

Especialistas em finanças, investimentos e proteção patrimonial respondem a dúvidas sobre vida financeira.

Plano de saúde barato: Aprenda a reduzir seus custos

Ter um plano de saúde está entre as 3 principais necessidades dos brasileiros, mas a perspectiva é de que o aumento significativo dos preços poderá impactar essa posição.

saude estetoscopio medicina piqsels destaque noticia

icone de relogio 28/08/2023 16:46

*Por Samara Dias

Com os aumentos astronômicos dos planos de saúde, a busca por novas alternativas torna-se cada vez mais frequente.

Ano após ano, a sequência de reajustes tem se tornando prática no mercado. A situação é tão crítica a ponto dos processos judiciais por reajustes abusivos estarem cada vez mais frequentes no legislativo brasileiro.

Ter um plano de saúde está entre as 3 principais necessidades dos brasileiros, mas a perspectiva é de que o aumento significativo dos preços poderá impactar essa posição.

O custo de um plano interfere severamente nas finanças domésticas e as famílias que não tem um planejamento financeiro acabam sendo as mais prejudicadas.

Chegamos a um momento em que pesquisar preços deixa de ser um luxo e torna-se essencial.

Estamos aqui para ajudar você a planejar-se usando a inteligência financeira a seu favor.

Existem 3 formas de reduzir seu custo com plano de saúde:

  1. Se você já possui um CNPJ ou irá abrir um, você pode reduzir até 50% do seu custo fazendo a contratação de um plano empresarial, em comparação com planos para pessoas físicas e de adesão.
  2. Mudar seu modelo de internação para enfermaria, ao invés de apartamento, também pode diminuir seus custos e sem, necessariamente, diminuir seu conforto. Isto porque, normalmente, mesmo em quartos compartilhados não se tem mais de uma pessoa no mesmo ambiente;
  3. Caso faça pouco uso do plano, o ideal também é pensar em um plano com coparticipação — que são mais baratos. Como existe um limite de participação por evento, os custos adicionais não são tão elevados.

Cobertura e localidade também são pontos importantes que devem ser considerados na hora de resolver trocar seu plano por um novo.

Quanto mais renomado for o hospital, mais caro será seu plano para contemplá-lo, mas é imprescindível a cobertura de hospitais que você já sabe que são os melhores para você, seja por ser perto da sua casa, pelo bom atendimento ou pela sua confiança.

Localidade de atendimento da rede credenciada influencia também no custo. Se você tem uma cobertura nacional e não costuma fazer consultas ou exames fora de sua cidade, não há motivos para pagar mais caro nesta cobertura. Atendimento de urgência e emergência fora do seu estado já estão inclusos na maioria dos planos.

Revisar seus custos é um grande aliado na hora de planejar-se para atingir seus objetivos. Você sabia que pode contratar um plano odontológico com baixíssimo custo ao contratar um plano de saúde, com um valor aproximado de 20,00 por mês?

Isto já te defende de custos altos quando precisar de um dentista para fazer aquela restauração, as limpezas que são tão importantes para evitar cáries, entre outros serviços.

Planejamento é o segredo de uma construção de patrimônio com consistência: “fechem as torneiras e apaguem as luzes”, minha mãe sempre dizia. Hoje, poupar já não é tão simples, mas ainda podemos fazer mudanças significativas, é só ficar atento às oportunidades.

Se você precisa de ajuda com planos de saúde, pode entrar em contato comigo através do WhatsApp — (19) 99143-6228 (para facilitar, é só clicar aqui e já começamos a conversar).

Com uma equipe de especialistas de prontidão, podemos te dar as melhores orientações e te ajudar a escolher o plano que mais combina com você. 

*Samara Dias é administradora de empresas e especialista em planejamento financeiro.

Imagem: Piqsels.com

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.