Primeiros passos - escada - imagem por mohamed Hassan

Primeiros Passos

Descomplicando o mundo dos investimentos, para melhorar sua educação financeira

Fundo, papel ou tijolo? Entenda os tipos de fundos de invesimento imobiliário (FIIs)

Fundos de tijolos são os empreendimentos físicos, como escritórios, shopping centers, faculdades, galpões e armazéns. Os de papel, investimentos em títulos financeiros ligados ao mercado imobiliário, que geram lucro a partir dos juros, dividendos ou negociação.

tijolos destaque blog - Photo by Hal Gatewood on Unsplash

icone de relogio 28/04/2020 16:36

Em 2019, novos investidores escolheram os Fundos Imobiliários (FIIs) como opção para rentabilizar seu capital.

tijolos home pequena - Photo by Hal Gatewood on Unsplash
Foto: Hal Gatewood on Unsplash

O segmento colecionou um recorde: o volume de novas emissões foi o maior da história, com R$ 32,5 bilhões captados até novembro, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

De lá para cá, tivemos uma grande mudança de cenário: ninguém suspeitaria que antes do final do primeiro trimestre de 2020, estaríamos vivendo a pandemia de coronavírus, que impactaria todos os aspectos de nossas vidas, incluindo o financeiro.

Diego Siqueira, CEO da TG Core, gestora de recursos com foco no mercado imobiliário, afirma que é o momento para os investidores entenderem como funcionam os fundos, para investir de olho no longo prazo.

Papéis x Tijolos
Se tratando dos FIIs, eles podem ser divididos em dois tipos: os chamados fundos de tijolo e os fundos de papel.

"Podemos dizer que os fundos de tijolo são representados pelos imóveis físicos, que possuem CEP. Eles podem gerar renda constante a partir de aluguéis ou também da sua venda. Já fundos de papel atuam especialmente em recebíveis imobiliários: os CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e os LCI (Letras de Crédito Imobiliário) são os mais conhecidos e utilizados", explica Siqueira.

Portanto, os fundos de tijolos são os empreendimentos físicos, como escritórios, shopping centers, faculdades, galpões e armazéns, enquanto os fundos de papel são investimentos em títulos financeiros ligados ao mercado imobiliário, que geram lucro a partir dos juros e dividendos pagos por esses título, ou mesmo da venda deles.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.