Primeiros passos - escada - imagem por mohamed Hassan

Primeiros Passos

Descomplicando o mundo dos investimentos, para melhorar sua educação financeira

Sobre comprar cachorros-quentes e aplicações de baixo risco

Na hora de comprar comida, você pagaria sem saber o que vai receber?

cachorro quente - hot dog - pequeno - Peter Secan

icone de relogio 14/05/2019 12:32

Na hora de comprar um cachorro-quente na rua, você nem cogitaria pagar se soubesse que existe a chance de a atendente só te entregar um pão, sem salsicha, nem molho. Mas e se  esse risco te desse a chance de, se tudo der certo, ganhar o refrigerante grátis? Você pagaria?

A não ser que esteja com o melhor humor do ano, depois de uma festa e um pouco tonto, é mais provável você achar tudo isso um absurdo do que topar a experiência. Qualquer pessoa, aliás, já que o comércio, a nossa principal atividade econômica no dia a dia, não envolve (ou não deveria envolver) risco nenhum.

No mundo dos investimentos, é mais comum pagar sem a certeza do hot dog em mãos, com a esperança de filar ainda umas batatinhas. Mas não sempre. Os investimentos de baixo risco garantem a entrega da iguaria e, de quebra, dá para ganhar um sachezinho, pequeno, de ketchup.

Cachorro-quente hot dog - por Peter SecanOs chamados investimentos de renda fixa com rendimento pré-fixado possuem o risco mais baixo do mercado, pois, como o nome diz: o que eles vão render já está combinado na hora da compra. Você coloca o dinheiro sabendo o quanto vai sacar no dia em que encerrar a aplicação. E muito pouca coisa pode afetar isso.

Mas o baixo risco tem seu preço, claro. Você vai sair com o hot dog, mas jamais terá a chance de ele vir com uma salsicha extra e molho acebolado. Mas essa chance começa a aparecer nas aplicações de rendimento pós-fixado, nos quais você só vai saber o que rendeu o seu dinheiro no futuro.

São exemplos de investimento de baixo risco:

- Tesouro Direto, quando você, praticamente, empresta dinheiro para o governo – leia mais aqui;

- Fundos DI, que são fundos de investimento nos quais 95% dos recursos são investidos no Tesouro Direto ou em títulos de baixo risco. Os outros 5% do patrimônio podem ser alocados em outros títulos.

- (Há quem liste a Poupança como investimento de baixo risco, mas quem lê o  Monitor do Mercado sabe que ela não pode mais ser vista como investimento, apesar de render mais do que muito fundo DI oferecido no mercado);

- CDBs, através dos quais se faz uma espécie de “empréstimo” para bancos;

Os CDBs costumam ser apontados como baixo risco, mas, na verdade, têm seu rendimento diretamente relacionado ao risco que oferecem. Esse risco se aplica a outras aplicações de rendimento pós-fixado, como:

- LCI e LCA, que são títulos emitidos por bancos, com lastro em empréstimos para o setor imobiliário (Letras de Crédito Imobiliário) e para o setor agrário (Letras de Crédito do Agronegócio). Em resumo, você empresta o dinheiro para o banco emprestar para pessoas comprarem casas ou salvarem as lavouras. O banco te paga uma parte do que vai receber no pagamento desses empréstimos.

- CRI e CRA, que são os certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio. Na prática, funcionam como as LCIs e LCAs, mas se destinam a investimentos bem maiores.

- Letras de Câmbio, que funcionam também como as LCIs e LCAs, mas não estão atreladas a nenhum setor específico, mas a empréstimos para pessoas físicas e jurídicas.

A precificação dos seis produtos listados acima são feitas de acordo  com a chance de o investidor levar um “calote” da instituição que está gerindo o dinheiro. É isso que explica o CDB de um banco pequeno render muito mais do que o de um banco gigante.

O que diminui o medo de muitos investidores é que investimentos de até R$ 250 mil em CDBs, LCIs e LCAs e Letras de Câmbio são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito. Mas atenção: aplicações em CRI e CRA não são asseguradas pelo FGC.

O FGC é uma associação civil, sem fins lucrativos, mantida principalmente pelos próprios bancos, para gerar segurança no mercado. E uma das funções desse fundo é assegurar que quem investiu até R$ 250 mil em uma instituição que distribuiu calotes receba o que lhe foi prometido. Costuma funcionar.

 

Os investimentos de baixo risco são indicados para investidores de perfil mais conservador e aqueles que estão começando a investir agora. É sempre melhor ter uma reserva no baixo risco antes de começar a tentar apostar para ganhar o hot dog e o refrigerante grátis, podendo sair só com o guardanapo em mãos.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.