Entenda tudo o que vai movimentar o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta quarta-feira (03), com o podcast Café do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo:
A Bolsa de Valores brasileira enfrentou uma queda de mais de 1% nesta segunda-feira (01), seguindo a tendência global de declínio nos mercados, incluindo a Nasdaq em Nova York. Apesar de ter atingido 134 mil pontos, um novo recorde, em 7 dos últimos 10 pregões, o mercado agora enfrenta uma realização de ganhos e um leve ceticismo pós-período natalino.
Investidores devem analisar com cautela esse movimento, considerando-o como uma possível realização de lucros, comumente observada no início do ano. É prematuro rotular isso como uma reversão de tendência. A incerteza persiste sobre se o mercado consolidou seu topo ou se retomará sua trajetória nas próximas semanas.
Foco permanece na consolidação do mercado brasileiro
Enquanto os mercados globais enfrentam desafios semelhantes, no Brasil, observamos uma ligeira mudança de cenário político. O Executivo e o Legislativo parecem estar enfrentando desgastes, com o veto do presidente Lula ao calendário de pagamento das emendas parlamentares, ampliando as tensões no Congresso.
: A relação entre os poderes Executivo e Legislativo continuará sendo um ponto crucial a ser monitorado pelos investidores nos próximos dias. O embate em torno do orçamento, com o governo buscando equilibrar demandas e resultados, promete influenciar o cenário econômico.
Petróleo cede e juros nos EUA geram expectativas
No mercado de commodities, o preço do petróleo registra uma leve queda, operando a 69 dólares o barril. Enquanto isso, persiste a expectativa em relação à possível redução das taxas de juros nos Estados Unidos, embora essa empolgação ainda não tenha se concretizado neste início de semana.
A instabilidade no mercado acionário brasileiro reflete-se no desempenho das ações, com menos de 10 empresas registrando ganhos. Os investidores agora aguardam para ver como o mercado reagirá após esses eventos, especialmente diante das perspectivas de uma possível queda nas taxas de juros nos EUA.
Perspectivas e desafios para os próximos dias
Parágrafo 7: Os futuros indicam uma continuidade do movimento de queda, com a abertura do pregão na Ásia e Europa mostrando um mercado mais pesado. Nos próximos dias, a atenção permanecerá voltada para a evolução do debate entre os poderes legislativo e executivo no Brasil, além das repercussões das condições globais nos investimentos.
Imagem: Unsplash