A Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, da sigla em inglês), divulgou o seu PMI (Purchasing Managers Index, ou índice de gerentes de compras) do setor industrial em março, que ficou em 51,9 pontos. Em fevereiro, o índice havia registrado 52,6 pontos.
Este é considerado o PMI oficial, que geralmente é divulgado antes do PMI da Caixin, em parceria com o S&P Global. Os dados são de alta relevância para os mercados financeiros em várias classes de ativos, dada a influência da China na economia global.
Índices abaixo de 50 indicam retração na produção, e se eles ficarem acima deste valor, mostra que a economia está em expansão.
“Precisamos prestar atenção especial ao problema da redução da demanda. Em março, o índice de pedidos do PMI recuou e a proporção de empresas com demanda insuficiente ultrapassou 5,5%. A redução da demanda tornou-se um grande obstáculo à recuperação da confiança empresarial e da produção. É necessário focar no fortalecimento do efeito da política de expansão da demanda doméstica, impulsionando significativamente o investimento e expandindo o consumo.”, afirma Zhang Liqun, analista especial da CFLP.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels