Elon Musk e mais de mil líderes do setor de tecnologia, incluindo pesquisadores e executivos, emitiram uma carta aberta nesta quinta-feira urgindo empresas em todo o mundo a cessarem o desenvolvimento de novas ferramentas de inteligência artificial (IA) por seis meses.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
A carta foi divulgada pelo Future of Life Institute, um grupo sem fins lucrativos que tem Musk como principal financiador, e ganhou a adesão de centenas de especialistas em poucas horas desde que foi tornada pública.
Entre os signatários estão renomados pesquisadores norte-americanos sobre IA, como os professores Stuart Russel e Youshua Bengio, além dos co-fundadores da Apple, Pinterest e Skype, bem como fundadores de startups de IA.
Eles afirmam que a corrida atual em direção ao avanço de sistemas de IA mais poderosos é “perigosa” e pode levar a consequências prejudiciais à sociedade e à humanidade como um todo.
“Nos últimos meses, vimos os laboratórios de Inteligência Artificial em uma corrida fora do controle para desenvolver e aprimorar mentes digitais que ninguém – nem seus próprios criadores – consegue entender, prever ou controlar de forma confiável”, diz a carta.
No início deste mês, a OpenAI, apoiada pela Microsoft, lançou a nova versão de seu programa de linguagem natural, batizado de GPT-4, que apresentou uma vasta gama de funcionalidades, desde conversas humanas até composição de música e resumo de documentos longos.
O documento pede uma pausa no desenvolvimento de sistemas de IA mais poderosos do que o GPT-4 até que protocolos de segurança sejam desenvolvidos, implementados, compartilhados e auditados por especialistas independentes.Caso não seja possível que os laboratórios de IA interrompam as pesquisas, os especialistas apelam para que os governos adotem uma moratória nas pesquisas.
“Pedimos a todos os laboratórios de IA que pausem imediatamente, por pelo menos seis meses, os treinamentos de sistemas de IA mais poderosos do que o GPT-4 [a versão mais atual do Chat-GPT]. Esta pausa precisa ser pública e verificável, e incluir todos os atores relevantes. Se esta pausa não puder ser colocada em prática rapidamente, os governos devem tomar medidas e estabelecerem uma moratória [nas pesquisas]”, diz a carta.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: wikimedia
Copyright 2023 – Grupo CMA