A poucos passos de completar seu processo de privatização, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) divulgou, nesta quinta-feira (13), o manual de participação na etapa prévia do processo de seleção do investidor de referência no seu processo de privatização.
Esta etapa consiste no cadastramento dos investidores que estejam interessados em adquirir as ações da Sabesp, de forma individual ou em consórcio, na oferta secundária que o Estado de São Paulo irá realizar.
Os interessados poderão se cadastrar na etapa prévia de seleção até a próxima segunda-feira (17) e então, após análise dos requisitos e elegibilidade, serão considerados aptos ou não a participar do processo competitivo.
Entenda a privatização
Já aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e pelos prefeitos de 370 dos 375 municípios atendidos pela empresa, o projeto do governador Tarcísio de Freitas de privatizar a Sabesp depende apenas da oferta pública para a desestatização. A previsão é de que o processo seja finalizado até setembro deste ano.
A negociação terá apenas as ações do governo do estado, sem a chamada “oferta primária” (emissão de novas ações pela empresa para serem vendidas aos investidores durante o processo de desestatização). Cerca de 15% das ações da Sabesp serão destinadas ao investidor de referência da empresa e aproximadamente 17% ficarão disponíveis aos demais interessados, incluindo pessoas físicas.
Novas promessas
O governo promete que a privatização deixará as contas de água mais baratas, com estimativas de redução de 10% para as 890 mil famílias de baixa renda beneficiadas com a tarifa social. Para outras classes de consumidores, a queda esperada é menor, chegando a 1% para clientes residenciais e 0,5% para comércio e indústria.
Imagem: Divulgação