As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira, com o S&P 500 e o Nasdaq atingindo novos recordes de fechamento. As perspectivas de cortes de juros ainda neste ano pelo Federal Reserve (Fed) foram destaque, com declarações de dirigentes do banco central atraindo a atenção dos investidores.
Desempenho dos índices
- Dow Jones sobe 0,49% (38.778,56 pontos);
- S&P 500 ganha 0,77% (5.473,31 pontos);
- Nasdaq avança 0,95% (17.857,02 pontos).
Indicadores econômicos e declarações do Fed
O índice de atividade industrial Empire State, que avalia as condições da manufatura no Estado de Nova York, registrou um avanço de -15,6 em maio para -6,0 em junho, conforme divulgado pelo Fed de Nova York. Analistas consultados pela FactSet esperavam uma melhora para -8,4. Apesar da melhora, o índice continua em território negativo, segundo o BMO, destacando o crescimento de novos pedidos.
O presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, comentou que um corte de juros até o fim deste ano “seria apropriado”, de acordo com sua projeção atual. Contudo, ele ponderou que essa decisão dependerá dos próximos indicadores econômicos. Harker também mencionou que cenários com duas reduções de juros ou a manutenção das taxas até o fim de 2024 são igualmente possíveis.
Broadcom lidera ganhos com desdobramento de ações
A ação da Broadcom teve uma alta expressiva de 5,41%, acumulando um ganho de cerca de 55% desde o início do ano. Na semana passada, a fabricante de semicondutores superou as expectativas de lucro e receita, além de anunciar um desdobramento de ações na proporção de 10 por 1, seguindo o exemplo da concorrente Nvidia.
Possível fase de consolidação
Para o Julius Baer, as ações entraram em uma fase de consolidação lateral no segundo trimestre. A instituição financeira aponta que os riscos endógenos, como uma interrupção no processo de desinflação ou no ciclo de investimento em IA, não se materializaram.
O banco acredita que uma correção na faixa de -8% a -12% no índice S&P 500 seria saudável e poderia fortalecer o mercado altista.