Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em alta, seguindo o mercado europeu, com o aumento do otimismo no setor bancário após comentários importantes de algumas lideranças para evitar uma possível crise.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
Com a solvência do Credit Suisse deixando de ser uma grande preocupação após a sua compra no fim de semana pelo seu concorrente UBS, os bancos regionais dos Estados Unidos continuam sendo uma área de foco.
As ações dos bancos regionais subiram no pregão, liderados pelo First Republic Bank. Os papéis do banco subiram 34,8%, um dia depois de perder 47%. O SPDR Regional Banking ETF (KRE) ganhou 6%. O setor recebeu um impulso depois que a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que o governo está pronto para fornecer mais garantias de depósitos se a crise bancária piorar.
As ações de grandes bancos também se recuperaram após os comentários de Yellen, incluindo Bank of America (3%)), JPMorgan Chase (2,6%), Wells Fargo (2,6%) e Citigroup (2,2%).
“Faz sentido que isso [comentários de Yellen] acalme as preocupações mais agudas sobre os bancos regionais dos Estados Unidos, mas isso não significa que a perspectiva seja toda otimista. Afinal, os eventos recentes azedaram o que já parecia ser uma perspectiva bastante sombria para a economia norte-americana”, afirmam analistas da Capital Economics.
Wall Street está olhando para o anúncio do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobre sua trajetória de aperto da política monetária amanhã. Os investidores agora esperam um ritmo mais lento de aperto do Fed à luz da crise bancária. Os operadores estão atualmente precificando uma chance de 83% de um aumento de juros de um 0,25 ponto percentual (pp), de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.
Antes do colapso do Silicon Valley Bank (SVB), os formuladores de políticas estavam prontos para aumentar as taxas em até 0,50 pp após uma enxurrada de dados mostrando uma economia resiliente. Mas, dada a crise no setor bancário, muitos operadores de mercado preveem um aumento de ponto menor.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,98%, 32.560,60 pontos
Nasdaq 100: +1,58%, 11.860,1 pontos
S&P 500: +1,29%, 4.002,87 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA