Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta terça-feira em alta, em meio ao alívio das pressões no setor bancário global após o UBS adquirir o Credit Suisse, que se tornou alvo de grande desconfiança nos últimos dias.
- Sabia que o Monitor do Mercado manda notícias e recomendações de investimento primeiro para alguns grupos de WhatsApp? É o serviço chamado Real Time. E você pode fazer parte desse time, que fica à frente do mercado financeiro. Clique aqui e garanta seu acesso.
O apetite por risco global se intensificou após reguladores da Suíça intermediarem a compra forçada do Credit Suisse pelo UBS, e diante de esperanças de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) tenha uma postura menos agressiva reunião desta semana.
As ações do Credit Suisse operaram com instabilidade durante as negociações de hoje e fecharam em alta de 7%. Já o UBS encerrou o dia com ganhos de quase 12%.
“Foram duas semanas loucas e, embora eu, junto com todos os outros, tenha esperança de que o pior já passou, não posso dizer que estou particularmente confiante. A resposta aos eventos recentes foi impressionante por parte dos bancos centrais, reguladores e governos e, embora possamos elogiá-los por suas habilidades de combate a incêndios, só o tempo dirá se eles conseguiramextinguir as chamas”, diz o analista de mercado da Oanda, Craig Erlam.
“Mas os mercados estão claramente confortados pelas medidas que foram implementadas para evitar uma crise bancária total. Se isso puder ser seguido por alguns dias de calma, sem que nenhum outro banco surja em risco de colapso sem grande intervenção, os mercados de ações poderão continuar a se recuperar”, completa.
Enquanto isso, o Goldman Sachs previu que o Fed não elevará juros na quarta-feira (22), quando encerrará reunião de política monetária, em meio à recente turbulência no setor bancário. Entretanto, a maior parte dos analistas projeta mais um aumento de 0,25 ponto percentual (pp), assim como no mês passado.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +1,79%, 7.536,22 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +1,79%, 15.194,77 pontos
CAC-40 (Paris): +1,40%, 7.117,00 pontos
FTSE MIB (Milão): +2,53%, 26.554,3 pontos
IBEX-35 (Madri): +2,75%, 9.061,90 pontos
SMI-20 (Zurique): +1,38%, 10.790,00 pontos
PSI-20 (Lisboa): +1,76%, 5.871,07 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA