Após a Bolsa fechar em queda de 1,03%, o Ibovespa futuro se recupera e opera em alta no primeiro dia de reunião dos Bancos Centrais do Brasil e dos Estados Unidos para decidir sobre os juros dos dois países. A expectativa do mercado é de uma manutenção da Selic, nos atuais 13,75% ao ano (aa), e uma elevação de 0,25 ponto porcentual na taxa norte-americana.
Somada a isso, os investidores continuam à espera do arcabouço fiscal, que deve ser anunciado antes da viagem do presidente Lula à China no dia 24. A proposta tem recebido críticas do próprio PT.
Às 9h45 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em abril subia 0,26%, aos 101.920 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias operavam em alta. Na Ásia, os índices fecharam no positivo.
Os analistas da Mirae Asset, disseram que no primeiro dia de reunião do Copom e do Fed, o mercado ainda fica desconfiado em relação às quebradeiras bancárias, mas a atenção fica aqui com o arcabouço fiscal. “
“Hoje o ministro da Fazenda participa da reunião da Junta de Execução Orçamentária(JEO) para afinar mais o regramento fiscal em debate e a expectativa é de que o arcabouço seja divulgado logo para amenizar o tom do discurso do BC; a atenção fica para o comunicado das autoridades monetárias”.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação