A produção industrial da China subiu 2,4% nos dois primeiros meses do ano em base anual, após a alta de 1,1% registrada em dezembro, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. O valor veio abaixo do previsto pelo mercado, de alta de 2,8%.
O valor agregado do setor de mineração aumentou 4,7% em relação ao ano anterior, a indústria de transformação aumentou 2,1%, e a de eletricidade e gás subiu 2,4%.
“No geral, a produção industrial se estabilizou e se recuperou de janeiro a fevereiro. No entanto, também devemos ver que a atual situação internacional é complexa e mutável, e ainda existe a tripla pressão de retração da demanda, choques de oferta e enfraquecimento das expectativas”, informa a nota do departamento de estatísticas.
“Os dados confirmam o que indicadores mais oportunos, incluindo os PMIs, já haviam sugerido que o desaparecimento das interrupções do vírus levou a uma rápida melhora nas condições econômicas no início do ano. Dados de alta frequência sugerem que essa recuperação se estendeu até março. Nosso rastreador de mobilidade continuou a crescer e agora está em seu nível mais alto já registrado”, diz Julian Evans Pritchard, economista sênior para a China da Capital Economics.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels