As vendas no Varejo em fevereiro de 2023 caíram 0,7%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 6,7%.
De acordo com o levantamento, efeitos de calendário prejudicaram o mês. Este ano, o Carnaval ocorreu inteiramente no mês de fevereiro, diferentemente de 2022 quando a terça-feira caiu no dia primeiro de março. Além disso, a adesão à festa foi substancial em 2023, o que contribuiu para o fechamento de boa parte do comércio.
No ano passado, o repique da pandemia, por meio da variante ômicron, fez com que muitos prefeitos cancelassem a festa sem mais prejuízos para o Varejo. Descontados tais efeitos, o crescimento deflacionado em fevereiro foi de 2,2% e o nominal foi de 9,8%.
Na avaliação do superintendente de dados da Cielo, Vitor Levi, o Carnaval de fato foi o principal responsável pela queda do Varejo em relação ao mesmo mês do ano passado. “Muitas cidades cancelaram o feriado no período tradicional. Este efeito pode ser observado quando olhamos o setor de Turismo e Transporte, que cresceu bastante, especialmente em cidades turísticas como Rio de Janeiro e Salvador. Por outro lado, o macrossetor de Bens Duráveis foi prejudicado, uma vez que as lojas fecharam neste ano durante o feriado”, afirma. Foi a primeira retração do Varejo após 15 meses de alta.
SETORES
O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis apresentou queda (-7,3%); enquanto Bens Não Duráveis e Serviços experimentaram alta, de 1,7% e 0,9%, respectivamente. Em Bens Duráveis e Semiduráveis, o segmento que mais contribuiu para a retração foi Materiais de Construção. O segmento de Drogarias e Farmácias, após um janeiro atípico, voltou a crescer e colaborou para o crescimento de Bens Não Duráveis. Já em Serviços, Turismo e Transporte foi o segmento que mais ajudou o macrossetor.
INFLAÇÃO
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 0,84% em fevereiro. O índice acumulado nos últimos 12 meses ficou em 5,60%. Segundo o IBGE, a alta deste mês teve maior influência do grupo de Educação. A segunda maior variação foi de Saúde e Cuidados Pessoais. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em fevereiro foi de 7,49%, com desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.
REGIÕES
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2022 foram: Sul (3,7%), Norte (+2,9%), Nordeste (+2,3%), Centro-Oeste (+1,7%) e Sudeste (+1,0%). Pelo ICVA nominal que não considera o desconto da inflação e com ajuste de calendário, os destaques foram as regiões Sul (+10,8%), Sudeste (+10,6%), Norte (+8,3%), Nordeste (+7,9%) e Centro Oeste (+7,6%).
SOBRE O ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Camila Brunelli / Agência CMA
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