Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo misto, numa sessão de forte oscilações, à medida Wall Street avalia as medidas adotadas pelos reguladores bancários federais tomaram para conter as consequências da falência do Silicon Valley Bank (SVB).
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
Os movimentos no pregão de hoje vieram depois que as ações despencaram na última sexta-feira, encerrando como a pior semana em 2023. Reguladores federais fecharam o o Silicon Valley Bank na maior falência bancária dos Estados Unidos desde a crise financeira de 2008.
Diante da crise bancária, os investidores apostaram em ações de outras áreas do mercado, como algumas ações de tecnologia, como a Apple (+1,33%) e outros setores, que incluem os papéis da Johnson & Johnson (+0,96%) e Eli Lilly (2,9%), que subiram no pregão.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que os contribuintes norte-americanos não sofrerão financeiramente após a falência do SVB e o fechamento do Signature Bank, outra instituição bancária que foi à falência em meio à crise.
“Os americanos podem confiar que o sistema bancário é seguro. Seus depósitos estarão lá quando você precisar deles”, disse Biden durante um pronunciamento oficial.
Os comentários de Biden vieram depois que os reguladores tomaram medidas extraordinárias no domingo para conter qualquer consequência. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, o presidente do Fed, Jerome Powell, e o presidente da FDIC, Martin Gruenberg, anunciaram que os depositantes do SVB poderão acessar todo o seu dinheiro a partir desta segunda-feira.
“Os reguladores federais foram bem-sucedidos em ajudar a evitar uma corrida bancária muito mais maciça e, possivelmente, uma turbulência ainda maior no mercado”, afirma o analista da Oanda, Ed Moya.
Enquanto isso, o Goldman Sachs informou hoje que não vê mais nenhuma razão para o Fed realizar um aumento de juros na reunião da próxima semana devido a “recentes tensões no setor financeiro”.
“Em meio à pressão sobre o sistema bancário, não esperamos mais que o Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) realize um aumento de juros em sua próxima reunião no dia 22 de março”, informou o banco em nota.
Os indicadores econômicos dominarão a conversa nesta semana, à medida que Wall Street presta atenção aos últimos dados antes da próxima reunião do Fed na semana seguinte. Ao mesmo tempo, os investidores estarão colados às últimas manchetes sobre o colapso do SVB e as implicações para o setor bancário.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,28%, 31.819,14 pontos
Nasdaq 100: +0,45%, 11.188,8 pontos
S&P 500: -0,15%, 3.855,76 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA