Os bancos surpreenderam o mercado ao elevarem suas projeções para o crescimento da carteira de crédito em 2024, agora com a estimativa de um avanço de 10%. A revisão, que saiu de 9,3% para 10%, foi revelada pela Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada nesta segunda-feira (8), e conduzida entre 25 de junho e 1º de julho, com 20 instituições financeiras.
Revisão de projeções na carteira de crédito
Para entender melhor, a pesquisa destacou um aumento significativo na projeção da carteira de crédito direcionado, ao subir de 10,1% para 11,3% para este ano. Especial atenção foi dada às linhas voltadas para empresas, com uma revisão para cima de 8,7% para 11,7%.
Na carteira direcionada às famílias, também houve um aumento na expectativa de crescimento, que passou de 10,6% para 10,9%.
Para a carteira livre, a projeção de expansão subiu de 8,6% para 9,2%. Destacou-se a revisão para cima na carteira de pessoas físicas, com expectativa de crescimento elevada de 9,5% para 10,6%. Enquanto isso, a previsão para a carteira livre na pessoa jurídica permaneceu praticamente estável em 7,4%.
Inadimplência e projeções futuras
Quanto à inadimplência na carteira livre, as projeções permaneceram estáveis, com uma expectativa de 4,4% para 2024, o que representa uma leve queda em relação aos níveis de maio (4,6%). Para 2025, a projeção também se manteve estável em 4,2%.
Para o desempenho do crédito no próximo ano, a projeção para o crescimento da carteira total se manteve estável em 8,9%, com perspectiva de alta da carteira com recursos livres em 8,7%.
Imagem: Piqsels