Agora em 2024, os contribuintes estão atentos aos prazos de restituição do Imposto de Renda. Até o momento, dois lotes já foram pagos e o terceiro está programado para o final de julho. Entenda melhor como verificar sua situação e o que esperar dos próximos pagamentos.
Para aqueles que ainda aguardam a restituição, é essencial conhecer as datas específicas e os procedimentos para consultar a situação do pagamento. Com a tecnologia disponível, essa verificação tornou-se mais acessível, realizável diretamente do conforto de casa.
Quais são as próximas datas de restituição?
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Como consultar a Restituição do Imposto de Renda?
Para consultar a sua restituição do Imposto de Renda, você tem duas opções principais:
1. Pelo site da Receita Federal:
- Acesse o site da Receita Federal: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/
- Clique em “Meu Imposto de Renda”
- Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”
- Informe seu CPF, data de nascimento e ano da declaração
- Clique em “Consultar”
2. Pelo aplicativo da Receita Federal:
- Baixe o aplicativo da Receita Federal para o seu celular ou tablet
- Acesse o aplicativo e faça login com seu CPF e senha
- Na tela inicial, clique em “Restituição”
- Informe seu CPF, data de nascimento e ano da declaração
- Clique em “Consultar”
Informações importantes:
- A consulta à restituição fica disponível a partir de maio de cada ano.
- O pagamento da restituição é feito em lotes, a partir de maio, conforme cronograma divulgado pela Receita Federal.
- Você pode consultar o lote em que sua restituição se encontra no site da Receita Federal ou no aplicativo.
- Se sua restituição não estiver em nenhum dos lotes, você pode entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração para verificar se há pendências.
O que acontece se você não resgatar sua Restituição?
É importante ressaltar que, após o depósito, há um prazo de um ano para o resgate da restituição. Caso este prazo seja ultrapassado, será necessário solicitar o resgate por meio do Portal e-CAC. No menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda, existe a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A novidade deste ano é a priorização de recebimento. Além dos contribuintes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, idosos, pessoas com deficiência e professores têm prioridade estabelecida legalmente. Essa medida assegura agilidade no pagamento para quem mais precisa.
Verifique sempre as informações atualizadas e esteja ciente dos prazos e processos para garantir a obtenção de sua restituição sem contratempos. O planejamento e a consulta regular à página da Receita Federal podem evitar atrasos e complicações no uso do seu dinheiro.