Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em alta, refletindo o forte recuo dos juros dos Treasuries ao longo do dia, após a economia norte-americana mostrar força com a divulgação de alguns indicadores econômicos acima das previsões de analistas.
A atividade econômica no setor de serviços cresceu em fevereiro pelo segundo mês consecutivo, com o PMI de Serviços do ISM chegando a 55,1, ligeiramente abaixo dos 55,2 registrados em janeiro e acima das expectativas dos economistas de 54,5.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
A leitura revisada do PMI de serviços do S&P Global também mostrou aceleração, ao registrar 50,6 pontos em fevereiro. Números acima de 50 pontos representam uma aceleração da atividade, enquanto que os números abaixo significam que houve uma retração econômica.
“[Os indicadores] sugere que parte da economia permanece saudável enquanto que os títulos do Tesouro se recuperam após o relatório de política monetária do Fed dizer que ‘a inflação alta não está se entrincheirando”.”, explica o analista da Oanda, Edward Moya.
Os juros projetados dos Treasuries para 10 anos caíram abaixo do nível chave de 4%, após duas sessões consecutivas acima desse patamar. Os traders têm observado 4% um patamar que poderia desencadear outro movimento de queda nas ações. Em momentos desta semana, quando a taxa de 10 anos subiu acima desse ponto, as ações despencaram.
Os movimentos vieram depois que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) publicou um Relatório Semestral de Política Monetária ao Congresso que detalha os planos do banco central de aumentar as taxas de juros como meio de restaurar a estabilidade de preços.
As autoridades do banco central indicaram “que os aumentos contínuos no intervalo da meta serão apropriados para alcançar uma postura de política monetária suficientemente restritiva para retornar a inflação a 2% ao longo do tempo”, segundo o Fed em seu relatório.
No mercado de ações, os papéis da Rivian saltaram 7,6% depois que a fabricante de veículos elétricos disse que manteve a previsão de produção original de 50 mil automóveis em 2023.
Já as ações da Costco caíram 2,1% depois que a varejista divulgou resultados mistos para o segundo trimestre. A receita total do último trimestre foi de US$ 55,27 bilhões, um pouco abaixo das expectativas dos analistas de US$ 55,58 bilhões.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +1,17%, 33.390,97 pontos
Nasdaq 100: +1,97%, 11.689 pontos
S&P 500: +1,61%, 4.045,64 pontos
Confira a variação dos índices na semana:
Dow Jones: +1,75%
Nasdaq 100: +2,57%
S&P 500: +1,90%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA