O Índice de Vendas Pendentes de Imóveis Residenciais dos Estados Unidos subiu 8,1% em janeiro ante dezembro, para 82,5 pontos, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês). A previsão era de alta de 0,9%.
Em relação a janeiro do ano passado, houve queda de 24,1% nas vendas pendentes de imóveis. Segundo o economista chefe da NAR, Lawrence Yun, os compradores responderam a uma melhor acessibilidade com a queda das taxas de hipoteca em dezembro e janeiro.
“A atividade de vendas de imóveis parece ter chegado as suas mínimas no primeiro trimestre deste ano, antes que melhorias incrementais ocorram”, disse Yun. “Mas um ganho anual não ocorrerá até 2024. Enquanto isso, os preços dos imóveis serão estáveis na maior parte do país, com uma pequena mudança no preço médio nacional”.
As vendas pendentes referem-se a contratos que já foram assinados, mas cuja compra ainda não foi concluída. A finalização costuma acontecer de um a dois meses após a assinatura.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels