O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, às 10h desta 2 feira para definir se adia ou não a isenção do PIS/Cofins sobre os combustíveis. Também participarão do encontro o ministro da Casa Civil, Rui Costa e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Haddad já defendia a reoneração da gasolina e do etanol em janeiro, quando o prazo inicial havia encerrado. Mas a medida foi adiada por dois meses devido à pressão da ala política do governo. Mas a data final para decidir pela prorrogação ou não é amanhã, 28.
Com o fim da Medida Provisória (MP) 1.157, de 2023, a gasolina pode ficar até R$ 0,69 mais cara. Já o etanol pode subir R$ 0,24, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
A ala política tentará novamente o adiamento. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, fez críticas públicas à proposta de Haddad de voltar a cobrar o PIS-Cofins sobre o etanol e a gasolina. Se adiar, Haddad sofrerá uma nova derrota no cargo de ministro da Fazenda.
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels