Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda, encerrando sua pior semana de 2023, depois que o indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) mostrou um aumento mais forte do que o esperado nos preços em janeiro.
A renda dos norte-americanos em janeiro subiu 0,6% em relação a dezembro, uma alta de US$ 131,1 bilhões em termos absolutos, segundo dados divulgados pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos. Os gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) subiram 1,8% na mesma base de comparação, uma alta de US$ 312,5 bilhões.
Em dezembro, a renda subiu 0,3% ante novembro e os gastos tiveram queda de 0,1%, segundo dados revisados. Analistas esperavam alta de 1,2% na renda e avanço de 1,4% nos gastos em janeiro em comparação com o mês anterior.
Este é o índice principal usado pelo Fed para determinar a taxa de juros. A previsão do mercado para o PCE era de alta de 0,5%.
O relatório aumentou as preocupações de que o Fed possa ter que manter os juros mais altos por mais tempo para conter as pressões inflacionárias., mesmo que os preços tenham se estabilizado em relação aos picos do atual ciclo de inflação.
“As tendências de desinflação estão recuando e agora Wall Street vai olhar se a melhoria da atividade industrial e de serviços irá alimentar ainda mais as pressões sobre os preços”, explica o analista da Oanda, Craig Erlam.
No mercado de ações, os papéis da Warner Bros. Discovery caíram 1,1% depois que a gigante da mídia registrou uma grande perda de receita nos últimos três meses do ano.
As ações da Boeing caíram 4,8% depois que a fabricante da companhia aérea disse que interrompeu as entregas de seus jatos 787 Dreamliner por causa de um problema de documentação.
Já os papéis da Beyond Meat subiram 10,1% após lucros melhores do que o esperado e o CEO Ethan Brown disse que a empresa está vendo progresso em seus esforços para cortar custos e obstáculos de fabricação.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -1,02%, 32.816,92 pontos
Nasdaq 100: -1,69%, 11.394,9 pontos
S&P 500: -1,05%, 3.970,04 pontos
Confira a variação dos índices na semana:
Dow Jones: -2,98%,
Nasdaq 100: -3,31%
S&P 500: -2,67%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA