O dólar fechou em alta de 1,16%, cotado a R$ 5,1980. O movimento refletiu o temor que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) alongue o ciclo contracionista nos Estados Unidos. Na semana, a moeda teve valorização de 0,66%.
Segundo a economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, “a gente vê uma correção do mercado acionário e um fortalecimento do dólar, já que temos a expectativa dos juros subirem mais e ficar em patamares elevados por mais tempo”.
Para o analista da Ouro Preto Investimentos Bruno Komura, “O PCE foi negativo, acima das expectativas. Isso mostra que a inflação continua alta e frustra as expectativas do mercado, mas corrobora a visão mais dura do Fed”.
O índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) subiu 0,6% em janeiro ante dezembro, acima das projeções de 0,5%.
Komura acredita que esta inflação persistente irá forçar uma correção da euforia observada no começo do ano, e reforça a ideia de mais três aumentos de 0,25 ponto percentual (pp) na taxa de juros dos Estados Unidos.
Paulo Holland / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA