A Bolsa fechou em alta seguindo o exterior e com a ajuda dos papéis da Petrobras (PETR3 e PETR4), que tiveram ganhos expressivos na sessão desta quinta-feira.
Mas a sessão de hoje foi bastante volátil. Na primeira metade do pregão, o Ibovespa subiu após a divulgação do PIB e do pedido do seguro-desemprego nos Estados Unidos, depois na segunda parte da sessão caíram e voltaram a subir com os investidores absorvendo os números e com as incertezas sobre a política do banco central norte-americano.
Os papéis da Petrobras (PETR3 e PETR4) subiram, respectivamente 3,73% e 3,06% acompanhando a valorização do petróleo e têm valuation atrativo.
Mais cedo, a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos referente ao 4T22 registrou alta de 2,7% em taxa anualizada, ficando abaixo da expectativa do mercado (+2,9%). Já os pedidos de seguro-desemprego semanal caíram para 192 mil. Amanhã (23), os investidores ficam com as atenções voltadas para o índice de inflação de janeiro (PCE, sigla em inglês).
O principal índice da B3 subiu 0,41%, aos 107.592,87 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em abril avançou 0,70%, aos 109.260 pontos. O giro financeiro foi de R$ 22,3 bilhões. Em Nova York, os índices fecharam em alta.
Elcio Cardozo, sócio da Matriz Capital, disse que a Bolsa está bastante volátil na sessão de hoje. “Os indicadores norte-americanos não foram bons sob a ótica do mercado e acredito que a lata do final da manhã foi meramente especulativa; nos EUA, a maior preocupação é para a queda da inflação e se esse objetivo for alcançado, haverá espaço para o Fed reduzir a taxa de juros e, com isso, a empresas tendem a operar com melhores margens”.
Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, disse que na parte da manhã quando a Bolsa subiu o mercado “parecia que estava corrigindo o pessimismo dos últimos dias, e agora à tarde voltou indicando que o Fed está certo”.
Komura acrescentou que os indicadores norte-americanos divulgados hoje mostraram “uma economia aquecida e que o mercado de trabalho não parece estar perto de arrefecer, condizente com o cenário do Fed de manutenção de juros altos por um período mais longo e possivelmente mais três altas de 0,25 ponto porcentual (pp)”.
Felipe Cima, operador de renda variável da Manchester Investimentos, disse que a Bolsa sobe após o resultado do PIB nos Estados Unidos. “O dado do PIB ajuda a Bolsa pq pode indicar que os juros possam parar antes, todo mundo está tentando pegar a pivotada do Fed. Os juros estão regulando a economia e o que é bom para economia real tem de ser ruim para Bolsa e o contrário também é verdadeiro; se a taxa de juros está funcionando para desaquecer a economia e o PIB mostra sinal desaceleração, a última barreira inflacionária é o PIB de serviços”.
O operador de renda variável da Manchester Investimentos disse que o setor de materiais básicos melhorou e acaba ajudando a Bolsa. Em relação aos papéis dos frigoríficos, que se recuperam na sessão de hoje, após a forte queda da véspera em meio à doença da “vaca louca”, Cima disse que “a Minerva seria a mais afetada e quem tem o papel deve aguardar”. As ações da Minerva (BEEF3) subiram 3,50%. Já a gripe aviária não está fazendo tanto preço, diz o analista.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA