Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo positivo, após oscilarem ao longo do dia, à medida que Wall Street segue receosa em meio às incertezas sobre a política de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e como a economia norte-americana vai reagir a este cenário. A alta do S&P encerrou um ciclo de quatro perdas consecutivas para o índice.
Os movimentos da sessão de hoje ocorreram um dia depois que o Fed divulgou a ata de sua reunião mais recente, que terminou no dia 1º de fevereiro, mostrando que os membros do banco central estão decididos a continuar lutando contra a inflação com aumentos na taxa de juros.
Os investidores também estarão de olho no relatório de gastos de consumo pessoal, que será divulgado amanhã, às 10h30 (horário de Brasília). O relatório do PCE é uma das principais medidas de inflação do Fed para medir o impacto de seus aumentos de juros na economia.
A inflação “permaneceu bem acima” da meta de 2% do Fed e o mercado de trabalho “permaneceu muito apertado, contribuindo para a continuação das pressões ascendentes sobre salários e preços”, informou a ata.
Mais cedo, o governo dos Estados Unidos divulgou o número de pedidos de seguro-desemprego do país, que teve queda de 3 mil pedidos, e ficou em 192 mil, sendo que o mercado previa 197 mil; e o PIB norte-americano apresentou alta de 2,7% no quarto trimestre, em comparação com o trimestre anterior.
No mercado de ações, os papéis da Nvidia subiram 14% depois que a fabricante de chips divulgou resultados do quarto trimestre na noite de quarta-feira que superaram as estimativas dos analistas, mesmo com a receita de jogos caindo quase pela metade em relação ao ano passado. A empresa disse que fará parceria com plataformas de inteligência artificial em meio a um boom no interesse pela tecnologia, estimulando o otimismo sobre suas perspectivas de crescimento.
As ações do Lucid Group despencaram 11,9% depois que os lucros do quarto trimestre da fabricante de veículos elétricos ficaram aquém das estimativas, enquanto uma queda nas pré-encomendas de seu sedã Air sinalizou a diminuição da demanda por seus carros.
Já as ações do Alibaba caíram 0,4%, apesar de passar a maioria do pregão operando em alta, depois que a gigante chinesa do comércio eletrônico divulgou resultados trimestrais melhores do que o esperado, beneficiando-se do alívio das restrições da covid-19 nos últimos três meses de 2022.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,33%, 33.153,91 pontos
Nasdaq 100: +0,72%, 11.590,4 pontos
S&P 500: +0,53%, 4.012,32 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA