As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam em queda, com percepção no mercado de que o patamar de juros nos EUA já está precificado e o novo arcabouço fiscal em discussão avançada.
O PIB dos EUA cresceu 2,7% no 4º trimestre do ano passado, ante a expectativa de +2,9%. Pedidos de seguro-desemprego caíram para 192 mil (a expectativa era 197 mil).
Em entrevista, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, afirmou que a equipe econômica atuará para evitar uma crise de crédito no Brasil e também reafirmou a intenção de apresentar o novo arcabouço fiscal em março e disse que o projeto está bastante avançado.
A inflação nos EUA veio um pouco mais quente, mas o mercado deu de ombros. De uma maneira geral, estamos vindo de uma sequência de uma alta de juros. As taxas já estão bem convidativas, bem esticadas. Mercado já chegou onde o Fed quer (5,4%), afirmu Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura.
A Bolsa perdeu força, mas segue no positivo refletindo os dados do PIB nos Estados Unidos mais fracos e com a valorização da Petrobras (PETR3 e PETR4) e o setor de material básico.
Felipe Cima, operador de renda variável da Manchester Investimentos, disse que a Bolsa sobe após o resultado do PIB nos Estados Unidos. “O dado do PIB ajuda a Bolsa pq pode indicar que os juros possam parar antes, todo mundo está tentando pegar a pivotada do Fed. Os juros estão regulando a economia e o que é bom para economia real tem de ser ruim para Bolsa e o contrário também é verdadeiro; se a taxa de juros está funcionando para desaquecer a economia e o PIB mostra sinal desaceleração, a última barreira inflacionária é o PIB de serviços”.
O dólar acelerou o ritmo de queda. O movimento ganhou força após a divulgação da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre nos Estados Unidos, que teve uma alta de 2,7% (ante projeção de 2,9%), enquanto o número de novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 192 mil na semana encerrada no dia 18 de fevereiro, abaixo das expectativas de 197 mil. De acordo com o head de tesouraria do Travelex Bank, Marcos Weigt, “os dados até que foram bons. A gente ainda trabalha com prêmio em relação a outras moedas”.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels