Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo misto, à medida que os investidores se debruçavam sobre a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no início deste mês, que sinalizou a continuidade da política restritiva adotada pelo banco central.
‘Os mercados globais continuam a lidar com o impacto econômico final de políticas monetárias mais rígidas em todo o mundo”, explicam analistas do Charles Schwab.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) acredita que a inflação está caindo, mas não o suficiente para conter a necessidade de mais aumentos nas taxas de juros, mostraram as atas da reunião do dia 31 de janeiro e 1 de fevereiro.
De acordo com os documentos, apesar do aumento de 0,25 ponto percentual (pp) aprovado na ocasião, alguns membros eram a favor de uma alta maior, de 0,5 pp, devido à preocupação com a inflação alta e a necessidade de chegar logo a uma taxa suficientemente restritiva.
“Os participantes a favor de um aumento de 0,5 pp observaram que um aumento maior traria mais rapidamente o intervalo da meta para perto dos níveis que eles acreditavam que alcançariam uma orientação suficientemente restritiva, levando em consideração suas opiniões sobre os riscos para alcançar a estabilidade de preços em tempo hábil”, afirma o documento.
A ata foi divulgada depois que o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, alertou que a luta do banco central contra a inflação está longe de terminar.
As crescentes preocupações de que o Fed continuará subindo os juros assustaram os investidores ontem e levaram as ações ao seu pior dia de 2023.
No mercado de ações, os papéis da Palo Alto Networks subiram 12,5% depois que a empresa de segurança cibernética elevou sua previsão de lucros para o ano. Enquanto isso, a plataforma de troca de criptomoedas Coinbase superou as expectativas de receita e caiu 1,4% na sessão.
A Baidu também divulgou resultados do quarto trimestre melhores do que o esperado, impulsionados pela força em seus segmentos de nuvem, publicidade e inteligência artificial. As ações fecharam a sessão em queda de 2,6%, depois de reverter os ganhos do início do dia.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,26%, 33.045,09 pontos
Nasdaq 100: +0,13%, 11.507,1 pontos
S&P 500: -0,15%, 3.991,05 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA