A Bolsa fechou em queda em um dia de pregão mais curto e de movimento de ajuste devido ao feriado prolongado do carnaval. Os investidores repercutiram a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) que sinalizou a preocupação com o combate à inflação e que aumentos de juros serão necessários por mais tempo.
As ações dos frigoríficos caíram bastante no pregão desta quarta-feira por conta do temor da gripe aviária e a possibilidade de caso de vaca louca no Pará. Com isso, pode ser que o governo suspenda as exportações de carne bovina para a China; Minerva (BEEF3) e Brasil Foods (BRFS3) estão entre as maiores quedas do Ibovespa hoje-caíram 7,91% e 6,70%, disse Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos.
O principal índice da B3 caiu 1,85%, aos 107.152,05 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em abril registrou queda de 1,82%, aos 108.735 pontos. O giro financeiro foi de R$ 16,9 bilhões. Em Nova York, os índices fecharam mistos.
Felipe Leão, especialista da Valor Investimentos, disse que a Bolsa está se reajustando aos mercados internacionais por conta do feriado do carnaval e a ata do Fed indicou que apesar da desaceleração discreta da inflação, existe uma preocupação com os preços de serviços e mercado de trabalho apertado o que pode fazer com que a elevação dos juros continue por um período mais longo impactando hoje aqui e lá fora; os bancos puxam mais o Ibovespa e tem saída de capital estrangeiro.
O fundador da Gava Investimentos também disse que o Ibovespa recua em um movimento de ajuste após carnaval e a ata do Fed divulgada agora à tarde reforçou a preocupação com a inflação e mercado de trabalho aquecido e tudo indica que os juros por lá continuarão subindo; na minha visão o Fed pode chegar a taxa de 6% no fim do ano.
Os setores de bancos e empresas ligadas a consumo também caem no movimento de aversão ao risco e juros altos prejudicam a construção, disse o fundador da Gava Investimentos.
Segundo informações de um gestor de investimentos do mercado financeiro, esse movimento é “de correção após feriado e considerado normal”.
Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos, disse que o Ibovespa deve ter uma abertura negativa nesta Quarta-feira de Cinzas. O retorno do feriado prolongado deve refletir a maior aversão ao risco que trouxe queda nas bolsas em NY no pregão de ontem, com reforço do sentimento de que o Fed deve manter uma postura hawkish e prolongar o ciclo de alta de juros.
Nishimura disse que a ata pode ajudar o mercado a avaliar os próximos passos do Fed; os investidores diminuindo as apostas de redução dos juros neste ano.
Na sessão de ontem, os ADRS de empresas brasileiras e os ETFs referenciados em ações do País caíram 2% em NY. Este movimento tende a se refletir na abertura dos negócios na B3 hoje.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA