O índice de confiança dos analistas financeiros e investidores na economia da Alemanha saltou 11,2 pontos em fevereiro ante o mês anterior, marcando 28,1 pontos, segundo dados do instituto de pesquisas Zentrum für Europaische Wirtschaftsforschung (Zew). A previsão dos analistas era de 22 pontos.
É a quinta vez seguida que o indicador apresenta alta, e a segunda vez consecutiva com um aumento significativo. A avaliação da situação econômica alemã também continua melhorando e atualmente está em -45,1 pontos, 13,5 pontos acima do mês anterior.
“Uma grande parte dos participantes da pesquisa espera que a situação econômica melhore em seis meses. No entanto, a situação atual ainda é avaliada como relativamente desfavorável. Como no mês anterior, o aumento nas expectativas pode ser atribuído a maiores expectativas de lucro nos setores de energia e orientados para a exportação, bem como nas partes da economia relacionadas ao consumo. As expectativas para os juros de longo prazo também aumentam e o indicador do setor bancário atinge o maior nível desde 2004”, comenta o presidente do ZEW, professor Achim Wambach.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash