A Bugatti revolucionou o mundo automotivo ao lançar seu primeiro esportivo híbrido, o Tourbillon, com um preço exuberante de 3,6 milhões de euros — ou R$ 21 milhões em conversão direta, sem impostos. Limitado a apenas 250 unidades, este modelo excepcional está previsto para chegar às mãos de seus afortunados donos em 2026.
Substituto do Chiron, o Tourbillon leva a marca Bugatti a novos patamares de desempenho e inovação. Por ser o primeiro carro da marca a incorporar elementos elétricos, ele marca o início de uma nova era, desenvolvida em colaboração com a croata Rimac, especialista em superesportivos elétricos.
Bugatti Tourbillon: o carro esportivo que pode mudar tudo
O Tourbillon é movido por um motor V16 de 8.3 litros naturalmente aspirado, capaz de entregar 986 cv. Embora seja menos potente que o W16 8.0 litros de 1.600 cv do Veyron, ele se destaca pelos três motores elétricos adicionais — dois no eixo dianteiro e um no traseiro — que elevam a potência combinada para impressionantes 1.800 cv.
Essa configuração permite ao Tourbillon ir de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, uma marca surpreendente mesmo entre superesportivos. Em comparação, ele é 0,4 segundo mais rápido que o Chiron Super Sport, reforçando sua categoria de joia entre os esportivos a combustão.
Como o Tourbillon se compara aos concorrentes esportivos?
Embora não seja tão rápido quanto o Rimac Nevera EV, que atinge 0 a 100 km/h em 1,8 segundo, o Tourbillon ainda se destaca consideravelmente. Ele chega aos 300 km/h em apenas 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 445 km/h em 25 segundos. Comparativamente, o Chiron levaria 32 segundos para alcançar a mesma marca, embora ambos os modelos pesem exatamente 1.995 kg.
Para complementar sua potência, o Tourbillon oferece 60 km de autonomia elétrica, graças à bateria de 25 kWh. A Bugatti preferiu seguir uma abordagem mais cautelosa, evitando um esportivo totalmente elétrico neste momento. Esse lançamento possibilita que um modelo 100% elétrico possa surgir na próxima década.
Quais são as características de design do modelo Tourbillon?
Em termos de estética, o Tourbillon se assemelha ao Chiron, principalmente na dianteira, com sua icônica grade em forma de ferradura e faróis com quatro elementos. No entanto, a traseira tem um design mais distinto, inspirado no La Voiture Noire, com uma lanterna fluida e curva. Outro destaque é o sistema de abertura de portas diedrais, semelhante aos modelos McLaren e Rimac Nevera.
A cabine do Tourbillon é um show à parte, com uma abordagem analógica que vai contra a maré digital. A Bugatti contratou relojoeiros suíços para criar cinco mostradores artesanais, proporcionando um ambiente luxuoso e único. O painel utiliza materiais exclusivos como alumínio, titânio, rubi e safira.
Quando o Bugatti Tourbillon estará disponível?
Embora o Tourbillon tenha sido anunciado com muito entusiasmo, aqueles que desejam adquirir uma unidade terão que esperar até 2026 para recebê-la. Com apenas 250 unidades, é provável que muitas já estejam vendidas. No entanto, a Bugatti planeja lançar séries especiais e edições ainda mais exclusivas nos próximos anos.
Ansioso para garantir o seu Tourbillon? Prepare-se, porque o tempo de espera valerá cada segundo dentro desse verdadeiro marco da engenharia automotiva.