O Comitê Independente encarregado de investigar o rombo bilionário nas contas da Americanas teve sua primeira baixa.
Vanessa Claro Lopes, integrante do Comitê desde sua criação, em 11 de janeiro de 2023, renunciou ao cargo.
De acordo com a Americanas, a renúncia foi em razão da “dificuldade em conciliar a agenda” do Comitê Independente com os demais compromissos da Conselheira com a Companhia e outras empresas, bem como pelo fato de já ter contribuído para o bom andamento dos trabalhos do Comitê.
O Comitê, formado por apenas 3 pessoas, agora conta com Antonio Luiz Pizarro Manso, em substituição a Vanessa Claro Lopes.
Manso é formado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio e pós-graduado em pelo IBMEC no curso MBA Executivo em Finanças. Com extensa carreira profissional, foi executivo em diversas empresas nacionais e estrangeiras.
Participou de Conselhos de Administração e Consultivo e do Comitê de Investimento, Finanças, de Recursos Humanos e de Auditoria de várias empresas, tais como Itapoá Terminais Portuários S/A, Fibria Celulose S/A, Solví Participações SA, TAM S/A, LM Wind Power do Brasil, Grupo Abril S/A, Latam Airlines Group e Banco Caixa Geral Brasil S/A. Foi membro do Comitê de Investigação Independente ligado ao Conselho de Administração da Hypera S/A.
O Comitê conta ainda com os nomes de Otávio Yazbek, advogado, e Pedro Melo, diretor do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Imagem: divulgação