As taxas curtas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam em alta, em dia de ajuste após a queda expressiva observada nas taxas na sessão do dia anterior.
A sinalização dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que a nova âncora fiscal do país pode ser antecipada para março foi bem recebida pelo mercado.
Para alívio de grande parte dos investidores, a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) hoje não possui em sua pauta a mudança das metas de inflação, garantido pelo ministro Fernando Haddad, o qual garantiu antecipar a discussão do arcabouço fiscal, ou ao menos iniciá-la, pelo que parece, afirmou Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.
A Bolsa opera em queda e perde os 109 mil pontos seguindo o mau humor externo depois dos dados de inflação ao produtor nos Estados Unidos acima do esperado e empurrado pela desvalorização do setor financeiro. Mais cedo, o índice de preços ao produtor (PPI, sigla em inglês) registrou alta de 0,7% em janeiro ante dezembro e o mercado previa elevação de 0,4%.
Felipe Leão, especialista da Valor Investimentos, disse que a inflação mais resiliente nos Estados Unidos derrubou os mercados por lá e impacta na Bolsa. “O resultado do PPI reforça que o Fed [banco central norte-americano] deve buscar novos aumentos nas taxas de juros e alguns diretores da instituição veem possibilidades de aumentos de 0,50 pp [para as próximas reuniões]. Os pedidos de seguro-desemprego-caíram para 194 mil, os analistas previam 200 mil- sugeriram que as empresas estão mais relutantes em demitir, elevando as preocupações com os salários e aumentando a inflação enquanto os efeitos da política mais restritiva se espalham por lá”.
O dólar acelerou o ritmo de alta. Isso se deve ao índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) ter subido 0,7% em janeiro ante dezembro (as projeções eram de +0,4%), o que reforça o temor de um ciclo contracionista mais longo nos Estados Unidos. Para o economista da BlueLine Flávio Serrano, “a percepção mudou um pouco, aumentou a sensação do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) ir um pouco além neste ciclo. A inflação ainda não está em um nível de alívio”, que usou como exemplo o recém-divulgado PPI e outros indicadores que apontam para uma resiliência da economia estadunidense.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels