Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços do setor de Transportes apresentaram um aumento de 0,27% em novembro, em comparação com a alta de 0,35% registrada em outubro.
O grupo de Transportes contribuiu positivamente para o IPCA, com um impacto de 0,06 ponto porcentual no índice geral, que teve uma elevação de 0,28% no mês. Essa variação reflete o comportamento dos preços e seu peso na cesta de consumo.
Análise dos combustíveis
Os preços dos combustíveis apresentaram uma queda de 1,58% em novembro, seguindo a tendência de recuo de 1,39% no mês anterior. A gasolina, em particular, teve uma redução de 1,69%, em comparação com a queda de 1,53% registrada em outubro. O etanol também registrou um declínio significativo de 1,86% neste período, após uma queda de 0,96% no mês anterior.
Entendendo o impacto no IPCA
Para entender o impacto de cada grupo no IPCA, o Broadcast utilizou a variação mensal e o peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). É importante observar que os resultados podem ter algumas divergências pontuais em relação aos divulgados pelo IBGE, já que este considera um número maior de casas decimais na taxa de cada item.
Imagem: Pixabay