O Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou ontem que foi aprovado em assembleia a segregação entre seus ativos e os da sua controlada Éxito, grupo varejista de alimentos na Colômbia.
A entrega das ações do Éxito aos acionistas do GPA acontecerá na forma de Brazilian Depositary Receipts (BDR) lastreados em ações ordinárias de emissão do Éxito, a serem admitidos à negociação na B3, e aos detentores de American Depositary Receipts (ADRs) de emissão do GPA, na forma de ADRslastreados em ações ordinárias de emissão do Éxito, a serem admitidos à negociação na New York Stock Exchange.
“A distribuição dos BDRs e ADRs aos acionistas e detentores de ADRs da companhia em decorrência da Redução de Capital ocorrerá após o final do prazo de 60 dias de oposição de credores e a obtenção dos registros dos programas de BDRs e ADRs do Éxito e suas respectivas listagens, conforme data de corte e procedimentos a serem informados oportunamente”, explicou a companhia, que espera que ocorra no segundo trimestre de 2023.
A companhia aprovou em janeiro uma proposta de redução de capital no valor de R$ 7,1 bilhões, mediante a entrega de 1 bilhão de ações ordinárias do Éxito aos acionistas do GPA, resultando numa proporção de 4 ações do Éxito para cada ação do GPA. O valor da redução corresponde a 52,7% do patrimônio líquido total de R$ 13,5 bilhões do GPA no terceiro trimestre de 2022.
Por fim, a nota afirmou que a companhia acredita que tal segregação de negócios tem potencial de destravamento de valor a ser capturado de forma isonômica por todos os acionistas do grupo
Emerson Lopes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação