O tom otimista e conciliador pautou a palestra do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no CEO Conference – evento do BTG Pactual – na manhã desta quarta-feira (15).
Dentre as pautas discutidas no evento, o Ministro falou sobre a relação com o Banco Central que está em destaque nas últimas semanas. “Todo dia a Fazenda e o Banco Central conversam. A comunicação nunca deixou de existir, nem deixará, porque não há como governar sem isso”, disse Haddad.
Haddad ainda ‘jogou para escanteio’ o burburinho de que a relação entre o BC e a Fazenda esta estremecida. Ele disse que nesses casos, o nervosismo toma conta, mas “precisamos nos preocupar com problemas reais.”
O Ministro também afirmou que o governo deve anunciar, já em março, a proposta de regra fiscal para controlar os gastos públicos federais em substituição ao teto de gastos, que está em vigor desde o último ano do governo Temer, em 2017.
Em outro momento, o petista também disse haver casos tributários de interesse dos estados, mas que tem atuado para segurar os tombos fiscais, “esse trabalho de formiguinha não aparece, ele só aparece no resultado final”, completou o Ministro.
Imagem: Foto própria tirada no evento