A Revista de Defesa da Concorrência (RDC), publicação eletrônica e gratuita editada semestralmente pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), recebe artigos científicos ao longo de todo o ano. Pesquisadores, estudantes e profissionais da área interessados em submeter seus trabalhos devem acessar as diretrizes para autores, disponíveis no site da RDC.
A RDC tem como missão fomentar a produção acadêmica e a difusão do conhecimento sobre defesa da concorrência. Os artigos submetidos à análise da coordenação editorial devem ser inéditos e abordar necessariamente essa temática. Além disso, entre outras regras, os textos precisam ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol.
Os textos são avaliados sem identificação dos autores e passam por análise de compatibilidade de conteúdo e de adequação às normas técnicas para formatação do trabalho.
Depois de aprovados na primeira etapa, são apreciados por pareceristas especializados e externos ao Cade, também sem identificação dos autores. Nessa fase são observados critérios relacionados à contribuição para o conhecimento científico, consistência dos resultados apresentados e caráter inovador do trabalho.
A3 no Qualis Capes
A RDC subiu no conceito de qualidade avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
A publicação científica do Cade recebeu a classificação A3. O resultado é o terceiro na escala de qualificação, atrás apenas do A2 e A1.
O sistema Qualis é um método desenvolvido pela Capes para classificar a produção científica no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. A avaliação é realizada pelos comitês de consultores específicos para cada área de conhecimento e os critérios são previamente definidos pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior.
Os artigos da RDC estão dentro da avaliação quadrienal 2017-2020 e o periódico foi classificado como A3 nas duas áreas de conhecimento analisadas: direito e economia.
Com informações da assessoria de imprensa do Cade