A Genial Investimentos divulgou hoje um relatório sobre as perspectivas para os balanços do Assaí, Carrefour, Grupo Mateus e Grupo Pão de Açúcar, com possibilidade de um quarto trimestre de 2022 muito parecido com o terceiro. As companhias divulgam seus balanços nesta semana.
“Com o volume da cesta média do consumidor em baixa, o preço de alimentos deve seguir como o principal driver de crescimento do faturamento das supermercadistas nesse trimestre. O formato de “Cash-and-Carry” seguirão apresentando os maiores crescimentos, contudo, começamos a ver uma inflexão positiva para o Varejo”, explicou a análise.
Para o Assaí, a corretora disse que a companhia deve continuar investindo em preço, conforme visto nos últimos trimestres, priorizando volume inicialmente em detrimento de margem. Assim, a margem bruta estimada é de 16,7% para o quarto trimestre de 2022, com uma pressão de -50 bps a/a. Na base trimestral, o aumento deve ser de 40bps devido a sazonalidade, com o último trimestre tradicionalmente mais forte.
Sobre o Carrefour, a corretora acredita que o quarto trimestre ainda deve ser pressionado pelas fortes despesas financeiras, com um lucro líquido de R$ 403 milhões, redução de 63% em comparação ao mesmo período de 2021, implicando em uma margem líquida de 1,4% (-371 bps a/a).
“O segmento de ‘Cash-and-Carry’ deve continuar em uma trajetória crescente em termos de receitas. Estimamos que o Atacadão reporte um faturamento bruto de R$ 20,7 bilhões (+23,5% a/a; +4,6% t/t) e uma receita líquida de R$ 18,8 bilhões (+23,6% a/a; +5,5% t/t), explicou a corretora.
Para o Grupo Mateus, a Genial disse que a tendência é de um faturamento bruto consolidado crescendo acima de 30%, alcançando receita bruta consolidada de R$ 6,8 bilhões, alta de 34% em relação ao quarto trimestre de 2021.
“Em nossa visão, o Mix Mateus deve se manter como o formato de maior crescimento do grupo. Estimamos uma receita bruta de R$ 3,5 bilhões, alta de 41,4% em relação ao mesmo período de 2021, com um LfL de 7,5% a/a. Para o atacado (B2B | Vendas externas), o crescimento também deve seguir similar ao apresentado no terceiro trimestre, a 33% a/a. A expectativa é de um faturamento bruto de R$ 1,1 bilhão”, destacou a Genial.
Por fim, o Grupo Pão de Açúcar deve fechar o quarto trimestre com crescimento de vendas em todos os formatos ‘core’ (premium, proximidade e supermercado). Posto de gasolina ainda deve se manter um detrator de crescimento do ‘top line’ do grupo.
“O Grupo Pão de Açúcar Brasil junto ao Grupo Éxito, deve registrar um prejuízo líquido de R$ 135 milhões no quarto trimestre e uma margem líquida negativa de 1%”, concluiu a análise.
Para o Itaú BBA, o custo da abertura de novas lojas do Assaí deve levar a companhia a reportar compressão na margem Ebitda em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão é de uma receita de R$ 16,2 bilhões e lucro de R$ 363 milhões.
Sobre o Carrefour, o Itaú acredita que processo de recuperação do BIG levará à compressão na margem Ebitda em relação ao ano anterior. A expectativa é de uma receita de R$ 24 bilhões e lucro de R$ 487 milhões.
Emerson Lopes / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
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