As bolsas de NY (Nova York) fecharam em alta nesta sexta-feira (9), com o mercado reagindo aos recentes comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed) e aguardando a divulgação de novos dados sobre a inflação nos Estados Unidos na próxima semana.
Os investidores esperam o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), índice chave para o Fed decidir sobre as taxas de juros, que será divulgado na quarta-feira (14).
De acordo com a Oanda, uma empresa de serviços financeiros, se o índice de inflação vier abaixo do esperado, o dólar americano pode se desvalorizar. Por outro lado, um CPI acima do previsto pode sinalizar uma inflação mais persistente, o que reduziria as chances de cortes rápidos nas taxas de juros pelo Fed.
Desempenho dos índices
- Dow Jones fecha com alta de 0,13% (39.497,93 pontos);
- S&P 500 sobe 0,47% (5.344,21 pontos);
- Nasdaq avança 0,51% (16.745,30 pontos).
Na semana, os índices caíram 0,60%, 0,12% e 0,04%, respectivamente.
Comentários do Fed
Nesta semana, o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que as decisões de política monetária serão guiadas pelos indicadores econômicos, e não pelos movimentos dos mercados acionários.
Além disso, o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, minimizou as preocupações sobre um possível esfriamento do mercado de trabalho nos Estados Unidos, mencionando que, embora as empresas estejam reduzindo novas contratações, não há sinais de demissões em massa.
Mercado de ações
O setor de tecnologia impulsionou os ganhos do mercado, com destaque para a Paramount Global, cujas ações subiram após o anúncio de um plano de reestruturação que prevê a eliminação de 2 mil postos de trabalho.
A News Corp, controladora do The Wall Street Journal, registrou um lucro trimestral e viu suas ações subirem 3,57%. Já a Expedia apresentou bons resultados em termos de receita, fazendo suas ações saltarem 10,21%.
Entre as empresas de maior capitalização, as ações da Apple subiram 1,37%, enquanto as da Nvidia recuaram 0,21%.