As vendas no varejo, pelos índices restrito e ampliado (PMC-IBGE), mostraram movimentos mistos em dezembro. O varejo restrito confirmou o enfraquecimento no final do ano passado e caiu 2,6% na margem dessazonalizada no mês, após queda de 0,9% em novembro. Já o varejo ampliado cresceu 0,4% na comparação mensal dessazonalizada, após cair 0,5% em novembro. O resultado do varejo restrito foi inferior ao projetado pela Tendências.
Com o resultado de dezembro, o varejo restrito encerrou o 4º trimestre do ano em queda de 0,7% na margem, após o recuo de 1,3% no 3T22. Na variação anual, o varejo restrito cresceu 1,4% no 4T22. No ano, o índice restrito cresceu 1,0%. Para o varejo ampliado, por outro lado, o 4º trimestre mostrou alta de 0,9% na margem dessazonalizada, após queda nos dois trimestres anteriores e recuo de 0,6% na variação anual. Em 2022, o varejo ampliado encerrou o ano com queda de 0,6%, após crescer 4,5% em 2021.
Segundo a Tendências, em relatório, o enfraquecimento do índice restrito na margem foi praticamente disseminado, com queda em sete dos oito segmentos pesquisados, devido aos efeitos da baixa confiança dos consumidores, alto endividamento e maiores pressões nos preços de alguns segmentos no final do ano passado.
“Destaca-se a redução de 1,6% em combustíveis e lubrificantes, de 0,8% para supermercados, de 6,1% para tecidos, vestuário e calçados e de 1,6% para móveis e eletrodomésticos. A exceção no mês foram as vendas de livros, jornais e revistas que ficaram estáveis na margem com ajuste sazonal”, afirmou o time de economistas da casa.
“Para 2023, as estimativas atuais de +1,4% para o varejo restrito e de +1,3% para o varejo ampliado possuem viés de baixa, considerando o aumento na projeção de inflação, que reduz a renda disponível para consumo”, prosseguiu a casa. Dessa forma, a expectativa é de que as vendas do varejo mantenham volumes reduzidos no início deste ano, considerando o alto endividamento das famílias, menor ritmo de geração de emprego e baixa confiança dos consumidores.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
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