As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam em queda, em meio às tensões entre o presidente Lula e Roberto Campos Neto. Para além do cenário interno, a oscilação mais comedida dos rendimentos dos títulos públicos globais contribui para o viés de baixa interna.
Segundo a Mirae Asset, em relatório, será mais um dia de expectativa sobre o que será dito pelos diretores regionais do Fed (o banco central norte-americano), embora Jerome Powell tenha optado por certa moderação.
Por aqui, toda expectativa em torno das próximas declarações do presidente Lula. Vários ministros, inclusive, já aconselharam que ele baixe o tom das críticas, até porque a ata de ontem acabou mais amigável do que o esperado, disse o time de economistas da casa. Os diretores do BC se preocuparam em detalhar ao máximo o momento econômico, não deixando dúvidas, destacando que o objetivo é a convergência da inflação para a meta, tal qual realizado pelos principais bancos centrais do exterior, completou a equipe da Mirae.
Bolsa dispara alta impulsionada pelas ações do setor financeiro, principalmente Itaú Unibanco (ITUB4) com os investidores reagindo ao balanço do banco e a provisão da dívida da Americanas. Alguns analistas de mercado acreditam que o Bradesco e o BTG Pactual-credores da Americanas- também devam seguir o Itaú e lançar a provisão nos resultados.
Matheus Spiess, analista da Empiricus, disse que a Bolsa está se recuperando após muito estresse por fatores macroeconômicos, políticos e sistêmicos e em meio à temporada de resultados. “Os bancos pesam e acabam sendo um vetor positivo que joga a Bolsa para cima, com destaque especial para o Itaú, com excelentes números para o último trimestre; as small caps descolam do Ibovespa no pregão de hoje e Petrobras e Vale têm um certo otimismo; a mineradora de uma forma mais tímida e a estatal apresenta diluição dos ruídos políticos”. Petrobras (PETR3 e PETR4) subia 0,94% e 0,70% e Vale (VALE3) tinha alta de 0,13%.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels