Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em alta, com a renovação do otimismo após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, dizer nesta tarde que o processo de desinflação já começou no país.
“O processo desinflacionário, o processo de reduzir a inflação, começou e começou no setor de bens”, disse Powell durante um evento em Washington (D.C.). Entretanto, o chefe do Fed observou que esses são estágios iniciais da desinflação e que ainda há muito trabalho a ser feito.
Na última quarta-feira (1), o Fed decidiu aumentar a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual (pp), levando-a para a faixa de 4,5% a 4,75%.As declarações de hoje indicaram que novos aumentos estão nos planos do banco central ao longo deste ano.
“O presidente do Fed, Jerome Powell, reconheceu que o forte relatório de empregos ressalta que os banqueiros centrais têm mais trabalho a fazer para garantir que a inflação atinja a meta, mas optou por não aumentar a retórica agressiva no verso de uma impressão de dados. Outras autoridades do Fed também sugerem que a visão central de mais alguns aumentos de juros continua sendo o caso base por enquanto”, diz o economista do ING, James Knightley.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,78%, 34.156,69 pontos
Nasdaq 100: +1,90%, 12.114,0 pontos
S&P 500: +1,28%, 4.164,00 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA