O Copom divulgou nesta manhã a ata de sua última reunião. No documento, mais extenso que o usual, o Copom detalhou a importância das expectativas de inflação e os canais pelos quais a política fiscal afeta a inflação.
O Comitê chama a atenção para a deterioração das expectativas de inflação de longo prazo (parágrafo #12). Segundo a ata, a deterioração pode ter ocorrido por vários motivos, entre eles a percepção de leniência do Banco Central (BC) com as metas, uma política fiscal expansionista e a possibilidade de mudanças nas metas de inflação já fixadas.
Segundo a XP, em relatório, independentemente do motivo, a mensagem final (hawkish) é clara: o Copom irá atuar para garantir que a inflação convirja para as metas (parágrafo 15).
Outro ponto hawkish é a discussão sobre a taxa de juros neutra. O Copom continua assumindo 4% em seu cenário básico, mas avaliou cenários alternativos e identificou que os impactos de uma elevação da taxa neutra sobre suas projeções crescem no tempo (parágrafo 8< disse o time de economistas da casa.
A nosso ver, isso sinaliza que o Comitê entende que os acontecimentos recentes (principalmente do lado fiscal) podem atuar no sentido de elevar a taxa de juros neutra, o que exigiria uma elevação nominal da Selic ao longo do tempo, completou.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação