Os princfipais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão destaterça-feira em alta, com os traders aguardando o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, às 14h40, em um evento no Economic Club of Washington, D.C.
“O mercado perdeu direção à medida que a temporada de resultados continua no Japão. Houve uma mistura de compra e venda com base nos resultados”, disse Chihiro Ohta, gerente geral assistente de pesquisa de investimentos e serviços ao investidor da SMBC Nikko Securities. “Também os participantes do mercado querem saber o que o presidente do Fed, Powell, dirá no final do dia”.
Outro acontecimento que chamou a atenção dos investidores foi a decisão do Reserve Bank of Australia (RBA), que subiu suas taxas em 0,25 pp, e foi para 3,35%. O governador do RBA, Philip Lowe, não descartou mais altas no futuro. Mais aumentos nas taxas de juros serão necessários nos próximos meses”, disse.
“O ciclo acentuado de alta de juros do RBA ainda não dominou a inflação, mas está afetando a atividade econômica. No início da semana, as vendas no varejo caíram 3,9% e os PMIs de manufatura e serviços de janeiro indicaram contração. Felizmente para o RBA, o mercado de trabalho continua robusto, permitindo que o banco central continue aumentando as taxas”, afirma Kenny Fisher, analista de mercado da Oanda.
Do lado do Japão, que foi a única bolsa a fechar em leve queda nesta terça-feira, há dois fatores em questão. Um são as especulações a respeito do futuro governador do Banco do Japão (BoJ) em março, que vai substituir Haruhiko Kuroda, cujo mandato termina em março.
Outro detalhe, ainda envovlendo o BoJ, é sobre a mudança na política ultraflexível de juros. “O crescimento mais forte dos salários japoneses gerou expectativas de que o BoJ pode alterar sua política de juros”, disse Yugo Tsuboi, estrategista sênior da Daiwa Securities.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,03%, 27.685,47 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +0,36%, 21.298,70 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,29%, 3.248,09 pontos
Kospi (Seul): +0,55%, 2.451,71 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels