Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda, enquanto os investidores lidam com a temporada de balanços do último trimestre e avaliavam as perspectivas para as taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) após o relatório de empregos de janeiro.
As ações da Tyson Foods caíram 4,6% após um relatório de lucros mais fraco do que o esperado. A Childrens Place, uma varejista de roupas infantis, perdeu 4,1% depois que recuou sua perspectiva para o quarto trimestre.
Nas bigtechs, a Apple caiu 1,7%, após aumentarem as preocupações sobre juros mais altos, o que também pesou outras empresas do setor. Os papéis da Amazon caíram 1,1%, os da Netflix 1,2% e os da AMD 2,8%.
Já a Dell informou que irá cortar mais de 6 mil empregos, ou cerca de 5% de sua força de trabalho global, tornando-se a mais recente de uma onda de empresas de tecnologia a anunciar demissões. As ações da empresa caíram 3,02%.
Em um memorando aos funcionários obtido pela Bloomberg, o codiretor de operações Jeff Clarke disse que a empresa está lidando com as condições de mercado que “continuam a corroer com um futuro incerto”.
No setor de varejo, as ações da Target e Nike também fecharam o pregão sendo negociadas em baixa, com quedas de 1,6% e 1,4%, respectivamente.
Os mercados de ações têm estado em uma tendência de alta este ano. Em 2023 até o momento, o S&P 500 subiu 7,7% no fechamento de sexta-feira, o Nasdaq 14,7% – depois de subir por cinco semanas consecutivas e o Dow Jones 2,4%.
Se esse ímpeto pode ser sustentado será um grande foco da próxima semana, especialmente depois que o relatório de empregos mostrou o aumento de 517 mil vagas no mês passado. Para os investidores, isso diminuiu as perspectivas de que o Fed possa pausar o aumento das taxas de juros este ano, uma expectativa que alimentou o rali deste ano.
“A temporada de balanços também pode receber o nome de temporada de demissões à medida que mais empresas anunciam suas medidas de redução de empregos”, afirmam analistas da Oanda.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,10%, 33.891,02 pontos
Nasdaq 100: -1,00%, 11.888 pontos
S&P 500: -0,61%, 4.111,08 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA